Governo federal envia novos carregamentos de oxigênio para Manaus

Por Redação em 16/01/2021 às 23:04:39

Desde quinta, quando explodiu a crise de abastecimento, já chegaram 36 tanques. Apesar da correria de última hora, desde segunda-feira, em uma solenidade em Manaus, o próprio ministro da Saúde admitiu que tinha conhecimento do estoque insuficiente Governo federal envia novos carregamentos de oxigênio a Manaus

O governo federal enviou novos carregamentos de oxigênio para Manaus. Aviões da FAB carregados continuam seguindo para o Amazonas. Um deles saiu neste sábado (16) do Recife com 4,5 tonelada de material hospitalar: camas, tendas e um gerador para o hospital de campanha.

De Guarulhos partiu um cargueiro levando para Manaus duas usinas geradoras de oxigênio. E nesta tarde outro com cinco tanques de oxigênio líquido. Desde quinta, quando explodiu a crise de abastecimento, já chegaram 36 tanques.

Apesar da correria de última hora, desde segunda-feira, em uma solenidade em Manaus, o próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu que tinha conhecimento do estoque insuficiente de oxigênio: “Estamos vivendo crise de oxigênio? Sim”.

Neste sábado (16), o presidente divulgou nas redes sociais que sempre ajudou o Amazonas. E exibiu o repasse para Manaus: R$ 2,36 bilhões em 2020, incluindo o dinheiro para ações de combate à Covid.

Mas com base em dados do Portal Transparência Brasil e do IBGE, no ranking das 27 capitais brasileiras, com o valor médio recebido por habitante, Manaus foi a segunda que menos recebeu recursos federais, na frente apenas do Rio de Janeiro. No topo aparecem Vitória, Palmas e Porto Alegre.

Neste sábado, a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, facilitou as regras para o transporte nacional e internacional de oxigênio para os pacientes do Amazonas. Quem compra tem que apresentar o destino e o meio que o oxigênio será levado. Por três meses haverá dispensa de alguns documentos e obrigações.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90