Ofício do ministério desmente negativa de Pazuello sobre recomendação de 'tratamento precoce'

Por Redação em 19/01/2021 às 12:25:32

Um ofício do Ministério da Saúde encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus no dia 7 de janeiro desmente a versão do ministro Eduardo Pazuello de que o governo nunca recomendou "tratamento precoce" contra a Covid-19.

Nesta segunda-feira (18), em uma entrevista coletiva, Pazuello disse que aquilo que o governo recomenda é o "atendimento precoce". O ministro disse ainda que, na visão de "leigos", as duas expressões podem ser confundidas. "Mas temos que saber exatamente o que queremos dizer: atendimento precoce", reiterou.

A versão de Pazuello já havia sido desmentida por atos públicos do próprio governo (veja mais abaixo). O documento enviado para a secretaria de Manaus contém o registro por escrito de que a recomendação do governo era pelo "tratamento precoce".

No documento, o ministério pede a autorização para visitas a unidades de saúde da capital do Amazonas. Na ocasião, o estado já enfrentava uma explosão nos casos de Covid-19.

"Em cumprimento ao Plano Estratégico de apoio ao município de Manaus para o enfrentamento à Covid-19, o Ministério da Saúde solicita autorização da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus para que possa realizar no dia 11 de janeiro de 2021, segunda-feira, a partir das 14 às 22 - visita às Unidades Básicas de Saúde destinadas ao atendimento preventivo à Covid-19, para que seja difundido e aprovado o tratamento precoce como forma de diminuir os internamentos e óbitos decorrentes da doença", diz o ofício.

O documento afirma ainda que há "comprovação científica" sobre a "eficácia dos medicamentos antivirais recomendados pelo Ministério da Saúde". Segundo o ofício, a não-adoção dos medicamentos recomendados seria "inadmissível" diante da gravidade da pandemia em Manaus.

Em maio, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a assinatura por Pazuello de um protocolo sobre o uso, desde o aparecimento dos primeiros sintomas, de hidroxicloroquina, remédio sem comprovação científica de eficácia contra a Covid.

Em 21 de maio, com Pazuello à frente da pasta ainda como ministro interino, o Ministério da Saúde divulgou uma nova versão de um documento técnico no qual recomenda que médicos receitem cloroquina e a hidroxicloroquina mesmo em casos leves de Covid-19.

Em outubro, estudo liderado pela Organização Mundial de Saúde em mais de 30 países apontou a ineficácia do uso da hidroxicloroquina e outras três substâncias no tratamento da Covid-19.

Neste domingo (17), ao aprovar o uso emergencial de duas vacinas, integrantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmaram que não há tratamento para a doença.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90