Alexandre Husni e André Negão assumem o Conselho Deliberativo do Corinthians

Por Redação em 19/01/2021 às 21:27:48

Alexandre Husni é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians. Ele foi eleito na noite desta terça-feira para comandar o órgão fiscalizador até o fim de 2023 graças a uma vitória por 131 a 97 nas urnas.

Vice-presidente do clube durante o último mandato de Andrés Sanchez, Husni terá como seu vice na mesa do Conselho o ex-diretor administrativo André Luiz de Oliveira, o André Negão.

Desta maneira, conforme prevê o estatuto, André Negão assume também a Comissão de Ética e Disciplina do clube e uma cadeira no Conselho de Orientação (Cori).

A chapa vencedora se completa com Paulo Roberto Almeida Souza, novo primeiro secretário, e Paulino Tritapepe Neto, que será o segundo secretário do Conselho Deliberativo alvinegro.

Derrotada no pleito, a oposição indicou à presidência o juiz Fábio Aguiar Munhoz Soares, oriundo da chapa 83 “Valores Corinthianos”, e Armando José Terreri R. Mendonça, primo de Mário Gobbi e braço da chapa 82 “Reconstruir”, como vice. Os secretários indicados foram Fernando do Amaral Perino e Luiz Ricardo Alves.

A disputa só aconteceu porque as alas políticas do clube não conseguiram entrar em consenso sobre uma chapa única, que teria Romeu Tuma Júnior como presidente. O racha, inclusive, fez com que o ex-delegado abrisse mão de participar como candidato (entenda aqui).

A votação desta terça aconteceu de maneira presencial, no Parque São Jorge. Foi a primeira reunião da nova composição do Conselho Deliberativo do Corinthians.

Por precaução ao coronavírus, os conselheiros foram obrigados a usar máscaras e, um a um, tiveram de deixar o local logo após o depósito de seus respectivos votos.

Gaviões presente
A Gaviões da Fiel, que tem uma comissão de sócios do clube, marcou presença na sede corintiana, nesta terça-feira.

A maior organizada do Timão não se posicionou a favor de nenhuma das chapas, mas prometeu acompanhar de perto todos os passos da nova gestão.

A cobrança será feita, principalmente, em cima do que foi prometido durante o período eleitoral, em novembro do ano passado, quando a Gaviões realizou sabatinas com todos os candidatos.

Uma faixa que reivindica direito a voto aos sócios do programa “Fiel Torcedor” foi exposta logo na entrada principal. Batuques, bandeiras e músicas completaram o cenário.

Expectativa por nova votação
O primeiro ato de Alaxandre Husni será marcado pelo agendamento da próxima reunião do Conselho, que não pode acontecer antes de um intervalo de 15 dias.

O encontro é cercado de expectativa porque é nele que haverá a votação do balanço financeiro de 2019, aquele que apresentou déficit de R$ 195 milhões.

No encontro a ser datado também serão definidas as composições do Conselho de Orientação, do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética e Disciplina.

A Gazeta Esportiva revelou que Ademir de Carvalho Benedito será o candidato da situação à presidência do Cori e o promotor de Justiça Thales Cezar de Oliveira será seu concorrente (veja detalhes, aqui).

Entenda a divisão dos grupos
Para o Cori, serão eleitos dez membros (cada chapinha indica dois nomes. Situação e oposição também apontam dois conselheiros vitalícios), além de dez suplentes. Aqueles que já foram presidentes do clube também integram o grupo, assim como o vice-presidente em exercício do Conselho Deliberativo.

Para o Conselho Fiscal, serão eleitos três nomes, além de três suplentes. Já a Comissão de Ética e Disciplina terá votação para quatro membros, além de quatro suplentes. Quem preside a Comissão de Ética e Disciplina é o vice-presidente em exercício do Conselho Deliberativo.

Veja como ficou a composição do Conselho Deliberativo depois das eleições de novembro:

Chapa 22: 303 votos – Situação
Chapa 82: 255 votos – Oposição
Chapa 10: 231 votos – Situação
Chapa 77: 180 votos – Oposição
Chapa 15: 169 votos – Situação
Chapa 21: 164 votos – Oposição
Chapa 33: 150 votos – Situação
Chapa 83: 147 votos – Oposição

*O órgão também conta com 120 conselheiros vitalícios.

Fonte: Gazeta Esportiva

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90