InfoJud 728x90

Quem é quem no governo Biden: Janet Yellen, chefe do Tesouro

Por Redação em 20/01/2021 às 00:29:30

Janet Yellen trabalhou na Casa Branca no governo de Bill Clinton e foi chefe do Federal Reserve durante a gestão de Obama. Com a nomeação para atuar no Tesouro, ela terá ocupado os principais cargos relacionados à gestão da economia nos EUA. Janet Yellen, durante entrevista na Universidade de Harvard, no dia 27 de maio de 2016

AP Photo/Charles Krupa

O chefe do Departamento do Tesouro é a maior autoridade da política fiscal dos Estados Unidos, ou seja, quem toma as decisões a respeito dos gastos governamentais do país.

Yellen diz que novo governo deve focar nos trabalhadores e indica novo pacote de estímulos nos EUA

Biden nomeou Janet Yellen para esse cargo. Ela já foi antes presidente do Federal Reserve (conhecido como Fed), órgão responsável pela política monetária do país. Yellen vai ocupar, em governos diferentes, os dois cargos mais importantes da economia do país.

Formada em economia pela Brown University, ela foi trabalhar no Fed depois de formada. De lá, ela se tornou assessora da Casa Branca durante o governo de Bill Clinton.

Joe Biden escolhe Janet Yellen para comandar a secretaria do Tesouro

Yellen voltou ao Fed, mas com um cargo mais importante: ela virou a chefe do banco na Costa Oeste do país.

Em 2013, o presidente do Fed decidiu deixar o posto, e Yellen foi nomeada para ocupá-lo. Nos anos em que esteve na liderança, ela deu prioridade à criação de empregos, uma política que funcionou, os EUA foram diminuindo sua taxa de desemprego incessantemente nos anos seguintes.

A desigualdade passou a ser parte das preocupações do Fed a partir da gestão de Yellen --antes, o órgão não incluia essa questão entre as suas tarefas.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90
Coronavirus 728x90