Produção industrial da zona do euro cai mais do que o esperado em dezembro

Por Redação em 15/02/2021 às 10:51:47

Dados reforçam expectativa de contração econômica na região no quarto trimestre diante da segunda onda da pandemia de coronavírus. A produção industrial da zona do euro encolheu mais do que o esperado em dezembro pressionada pela queda na fabricação de bens de capitais e de consumo não duráveis, mostraram dados nesta segunda-feira (15), confirmando a contração econômica da zona do euro no quarto trimestre.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que a produção nos 19 países que compartilham o euro caiu 1,6% no comparativo mensal e 0,8% no comparativo anual, já que grande parte da economia foi fechada para evitar a propagação da pandemia de Covid-19.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam queda de 1% na comparação mensal e de 0,3% anualmente.

A produção de bens de capital, usada para investimentos, recuou 3,1% no mês e na comparação anual, enquanto a produção de bens de consumo não duráveis ?--geralmente alimentos ou roupas-- recuou 0,6% no mês e 3,9% no ano.

De outro lado, houve aumento da produção em bens intermediários e bens de consumo duráveis.

O Eurostat estimou no início deste mês que a economia da zona do euro contraiu 0,7% no trimestre, para uma queda de 5,1% no comparativo anual, e economistas esperam outra queda do PIB nos primeiros três meses deste ano em meio a contínuos bloqueios econômicos.

PIB da zona do euro cai 0,7% no quarto trimestre e fecha 2020 com tombo de 6,8%

PIB do Reino Unido em 2020 tem queda de 10%

Assista as últimas notícias de Economia

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90