Governador de MT visita fábrica que produz vacina russa no Brasil e diz que já tem dinheiro para comprar 4 milhões de doses

Por Redação em 02/03/2021 às 15:30:45

A intenção é negociar a compra direta de doses da vacina para ampliar a vacinação em Mato Grosso. Governador Mauro Mendes visita fábrica

Divulgação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e outros governadores visitaram nesta terça-feira (2) a fábrica empresa responsável por produzir no país a Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, que fica em Brasília.

A intenção é negociar a compra direta de até 4 milhões de doses da vacina para ampliar a vacinação em Mato Grosso.

O governo do estado diz que já possui os recursos em caixa para pagamento.

A empresa deve produzir inicialmente 10 milhões de doses em março e abril. Porém, todo esse lote já foi encomendado pelo governo federal.

Depois, vão produzir em Brasília e São Paulo em torno de 8 milhões de doses por mês.

Nessa nova etapa de produção, os estados manifestaram desejo de comprar essas doses.

Mauro Mendes disse que o objetivo é aumentar a vacinação dos mato-grossenses o mais rápido possível para evitar a disseminação do vírus.

Nos últimos meses, o governador também já conversou com todas as demais empresas que fabricam vacinas contra o coronavírus e buscou a interlocução com embaixadas e outros meios diplomáticos.

Até o momento, nenhum estado brasileiro ainda conseguiu a compra direta, pois as empresas têm negociado apenas com governos federais.

Vacinação

Até agora menos de 3% da população do estado foi vacinada.

Com a pouca quantidade de doses, só estão sendo vacinados profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, idosos acima de 85 anos e indígenas.

No total, 118.937 pessoas tomaram a primeira dose em Mato Grosso.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90