'Estamos entrando no colapso', diz secretário de Saúde do Paraná; ocupação de leitos SUS Covid-19 é de 92% no estado

Por Redação em 03/03/2021 às 09:16:25

Na terça-feira (2), estado chegou a 3,7 mil pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença. Fila de espera também bateu recorde, com 699 pessoas aguardando leitos em hospitais. VÍDEOS: autoridades relatam apreensão com UTIs lotadas e aumento da Covid nos estados

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou na manhã desta quarta-feira (3) que o sistema de saúde do estado está entrando em colapso.

Na terça-feira (2), segundo dados da Secretaria da Saúde, o total de pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença bateu recorde, com 3.783 internações. A fila de espera por leitos hospitalares também registrou o maior número da pandemia, com 699 pessoas aguardando vagas em hospitais.

"Eu diria que estamos entrando no colapso, estamos em pré-colapso", afirmou o secretário.

CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias

ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado

VACINAÇÃO NO PARANÁ: Veja perguntas e respostas

Levando em conta apenas os leitos de UTI do SUS para Covid-19, a ocupação geral no estado é de 92%. A situação mais crítica é registrada no oeste do estado, onde a ocupação é de 97%.

Paraná tem 3,7 mil pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença

Reprodução/HU-UEPG

De acordo com o secretário, o governo está negociando para ampliar o número de leitos em todo o estado, especialmente em hospitais menores, onde ainda há possibilidade de ampliação. "Mas o horizonte é finito", afirmou Beto Preto.

Hospital de Retaguarda entra em colapso e suspende atendimento para consultas, em Cascavel

UPA de Cascavel fecha após lotar, e prefeitura diz que pode reter ambulâncias como leitos

HU de Londrina restringe atendimentos ambulatoriais

Medidas para frear contágio

O secretário afirmou que, sem a possibilidade de grandes ampliações no sistema de saúde, as alternativas para contornar a situação são vacinação e isolamento social.

Para tentar diminuir a circulação do vírus, o governo estadual adotou medidas mais rígidas de combate à pandemia na sexta-feira (26). O horário do toque de recolher foi ampliado, o governo determinou que serviços não essenciais fossem fechados e aulas presenciais foram suspensas.

Mesmo assim, segundo o secretário, parte da população não aderiu às medidas de isolamento conforme o previsto pelo governo.

"Eu insisto a quem ainda se encontra resistente a essa ideia, é uma questão de vida e morte hoje", disse.

Sobre a vacinação, Beto Preto afirmou que o ritmo de aplicação ainda está abaixo do ideal. No entanto, ele afirmou que o Ministério da Saúde prevê entregar 1,7 milhão de doses ao Paraná ao longo de março.

Até terça-feira (2), 430.281 doses foram aplicadas no estado em 317.461 pessoas o que representa aproximadamente 2,7% da população do estado.

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR

Veja mais notícias da região em G1 Paraná

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90