Nível de Furnas sobe quase meio metro após resolução da Agência Nacional de Águas

Por Redação em 05/03/2021 às 15:30:43

Medida que estabelece condições para os volumes dos reservatórios de Furnas e Mascarenhas de Moraes passou a valer no dia 22 de fevereiro. Dez dias depois da nova resolução de ANA, nível do lago de Furnas começa a subir

Cerca de dez dias depois de entrar em vigor a nova resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) que determina os volumes dos reservatórios de Furnas e Mascarenhas de Moraes, o nível de furnas subiu quase meio metro.

A ANA publicou no dia 17 de fevereiro a resolução que estabelece condições de operação para melhorar o acúmulo nos reservatório. Com as novas condições, ficam estabelecidas faixas de operação para cada um dos reservatórios e limites de vazão.

A medida passou a funcionar no dia 22 de fevereiro e, nesta sexta-feira (5), o nível já subiu em 48 centímetros, atingindo a marca de 758 metros acima do nível do mar.

Nível de Furnas sobe quase meio metro após resolução da Agência Nacional de Águas, em São José da Barra (MG)

Cacá Trovó/EPTV

A resolução

A resolução vale até 31 de maio de 2021 ou até ser revogada. Durante este período, o lago de Furnas opera na faixa de operação normal, quando o armazenamento do reservatório for igual ou superior a 762 metros. Assim, a vazão máxima será de 500 metros cúbicos por segundo.

Quando o armazenamento for inferior a 762 metros e igual ou superior a 750 m, o reservatório passa a atuar na faixa de operação de atenção. Nestes casos, a vazão máxima da média semanal será de 400 metros cúbicos por segundo.

A resolução também estabeleceu faixas de operação para o reservatório Marechal Mascarenhas de Moraes, mais conhecido como lago do Peixoto. O lago irá funcionar na faixa de operação normal quando o armazenamento do reservatório for igual ou superior a 663 metros. Nestes casos, a máxima vazão defluente será de 500 metros cúbicos por segundo.

O reservatório deverá operar na faixa de atenção quando o armazenamento for inferior a 663 metros e igual ou superior a 653,12 metros. Assim, a máxima vazão deverá ser inferior à vazão afluente da média diária verificada no dia anterior, limitada a 370 metros cúbicos por segundo.

Furnas Centrais Elétricas

De acordo com Furnas Centrais Elétricas, a usina está operando conforme despacho do Operador Nacional do Sistema (ONS), com uma geração em torno de 300MW, o que corresponde a 24,6% da capacidade instalada.

O lago da usina de Furnas é um reservatório de acumulação. Estes reservatórios de acumulação normalmente trabalham enchendo no período de chuvas (novembro a abril) e esvaziando no período de seca (maio a outubro).

As usinas hidrelétricas brasileiras integram o Sistema Interligado Nacional (SIN) e sua operação é planejada e programada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), também responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90