17 de março, quarta-feira

Por Redação em 17/03/2021 às 03:33:49

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Datafolha aponta que 54% não aprovam a gestão de Jair Bolsonaro na pandemia e 44% reprovam o governo do presidente. Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 horas, bate recorde trágico e ultrapassa 282 mil. Fiocruz diz que o país passa por 'maior colapso sanitário e hospitalar da história'. Novo ministro da Saúde diz que sozinho não resolve problemas e que é preciso 'união'. Fiocruz vai entregar as primeiras 500 mil doses da vacina produzidas pela instituição. Senado aprova projeto que prevê prisão para quem furar fila da imunização. No caso das 'rachadinhas', o STJ rejeita recurso da defesa de Flávio Bolsonaro e mantém validade de dados do Coaf. PF investiga empresa de Jair Renan, filho mais novo de Bolsonaro. 'O Assunto' fala sobre as iniciativas do governo e de instituições ligadas ao Estado para criminalizar a liberdade de expressão e os movimentos sociais. Projota deixa o 'BBB21'.

Datafolha

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 54% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssimo o desempenho do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pelo novo coronavírus.

54% avaliam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro na pandemia

22% avaliam como ótima ou boa

24% avaliam como regular

Não soube responder: 1%

Datafolha também perguntou quem é o principal culpado pela situação na pandemia?

Bolsonaro: 43%

Governadores: 17%

Prefeitos: 9%

População: 6%

Todos: 5%

Nenhum: 11%

Não sabe: 6%

O levantamento também aponta que cresceu a reprovação ao governo de Bolsonaro. Os resultados:

Ótimo/bom: 30%

Regular: 24%

Ruim/péssimo: 44%

Não sabe: 2%

A pesquisa nacional do instituto foi realizada por telefone nos dias 15 e 16 de março e ouviu 2.023 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pandemia sem controle

Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 horas, novo recorde, e total passa de 282 mil

Em apenas um dia, o Brasil registrou 2.798 mortes por Covid-19, novo recorde na crise sanitária. O total de vítimas no país passa de 282 mil, e são 11.609.601 infectados. Vinte e dois estados e o Distrito Federal estão com alta nas óbitos; veja os dados detalhados.

Mapa mostra a situação no seu município

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que o Brasil passa pelo "maior colapso sanitário e hospitalar da história". O monitoramento divulgado pela instituição aponta que 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%.

Com 90% de ocupação dos leitos de UTI pela primeira vez na pandemia, o estado de São Paulo teve uma morte pela doença a cada dois minutos em 24 horas. O Rio Grande do Sul também contabilizou números assustadores. O estado vive um colapso nas unidades de saúde e registrou 502 vidas perdidas em um dia.

Em meio a alta de casos e mortes, governadores anunciaram medidas de restrição. A partir desta quarta, apenas serviços essenciais devem funcionar em todos os 853 municípios mineiros. O governo de Alagoas decretou o retorno de todos os municípios para a fase vermelha, com fechamento de comércio, praias e shoppings aos fins de semana e restrição a circulação de pessoas. A medida tem validade de 14 dias, a partir de 0h de sexta-feira (19). Já o Paraná prorrogou as medidas menos restritivas até as 5h de 1º de abril.

Sociedades médicas apontam falta de protocolo de procedimentos unificado para tratar paciente de Covid

Porto Alegre tem 22% a mais de serviços funerários em 15 dias do que em todo março de 2020

Governo de Minas pede apoio ao Ministério da Saúde para que não falte oxigênio no estado

Usinas de oxigênio usadas em hospitais de Manaus serão levadas para SC, diz secretário de saúde do AM

Troca de comando

Queiroga diz que foi convocado para dar continuidade ao trabalho de Pazuello

Em pronunciamento ao lado do general Eduardo Pazuello, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que é preciso "união da nação" para enfrentar o que ele classificou como "nova onda" da pandemia. Pazuello afirmou que a chegada de Queiroga não trará mudanças na política do ministério. Mais cedo, o médico cardiologista já havia dito que a pasta vai executar a política definida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e que dará continuidade ao trabalho do antecessor.

"O ministro da Saúde executa a política do governo. Ministro Pazuello tem trabalhado arduamente para melhorar as condições sanitárias do Brasil e eu fui convocado pelo presidente Bolsonaro para dar continuidade a esse trabalho", disse Queiroga.

Andréia Sadi: frustrado, Centrão vê escolha da família Bolsonaro

Valdo Cruz: aliados questionam o que será feito com militares na Saúde

Gerson Camarotti: Bolsonaro continuará como verdadeiro ministro

Vacinação a passos lentos

Aplicação de doses da vacina Oxford/AstraZeneca na Fiocruz

Mauricio Bazilio/Governo do Estado do Rio/Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar, nesta quarta, as primeiras 500 mil doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela instituição. Ao todo, nesta semana, serão 1 milhão e 80 mil doses. Os imunizantes vão para o Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos estados. Ainda de acordo com a Fiocruz, 3,8 milhões de vacinas serão entregues até março. A expectativa é que, no final do mês, a produção diária chegue a um milhão.

Na noite desta terça, o Senado aprovou um projeto que prevê detenção de 1 a 3 anos e multa para quem desrespeitar a ordem de prioridade da vacinação estabelecida pelo poder público durante situação de emergência de saúde pública. Pelo texto, que altera a lei do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a pessoa que furar a fila ou ajudar outra pessoa a furar terá a pena aumentada se for autoridade ou funcionário público e souber da irregularidade. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

10,3 milhões foram vacinados até agora, aponta consórcio

Rio retoma vacinação de idosos; veja calendário

País receberá 1 milhão de doses da Covax Facility na sexta ou no sábado, diz presidente da Fiocruz

Investigação das rachadinhas

Flávio Bolsonaro sofre duas derrotas no caso das rachadinhas no STJ

Por 3 votos a 2, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e manteve os relatórios produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no caso das "rachadinhas". A defesa do senador alegava irregularidades na comunicação feita pelo Coaf sobre movimentações financeiras "atípicas" no gabinete do parlamentar. No mesmo julgamento, os ministros também rejeitaram outro recurso da defesa, que pedia a declaração de nulidade das decisões da primeira instância. Com esse novo entendimento do STJ, as investigações não terão que voltar à estaca zero; entenda.

Também nesta terça, o STJ concedeu liberdade a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia. No entanto, o casal deve seguir em prisão domiciliar porque está em vigor uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na prática, somente uma nova determinação de Mendes pode mudar a situação do ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

'Filho Zero Quatro'

PF abre inquérito para investigar Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do presidente

A Polícia Federal vai investigar Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do presidente Jair Bolsonaro. O inquérito foi aberto a pedido do Ministério Público Federal após denúncia de possível tráfico de influência e lavagem de dinheiro feita contra Jair Renan por parlamentares de oposição ao governo. O objetivo é investigar o filho de Bolsonaro e a suposta atuação da empresa dele junto ao governo federal. A informação foi publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pela TV Globo.

O Assunto

Neste episódio, o tema é o estado de intimidação: as iniciativas do governo e de instituições ligadas ao Estado para criminalizar a liberdade de expressão e os movimentos sociais.

Lei de Segurança Nacional

Presidente da OAB sobre intimação a Felipe Neto: recado intimidatório e antidemocrático

A defesa de Felipe Neto disse à GloboNews que o youtuber não cometeu crime e que a investigação aberta pela Polícia Civil do Rio contra ele por crime contra a Lei de Segurança Nacional é "ilegal".

Entenda o caso: Felipe foi intimado na segunda-feira, em casa, a prestar depoimento na próxima quinta (18) na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil. O influenciador digital afirmou que a convocação veio depois que ele, em uma rede social, chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de "genocida", no contexto de gestão federal da pandemia de Covid-19. O delegado Pablo Sartori, da DRCI, disse que a queixa-crime contra Felipe Neto foi feita pelo vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.

BBB21

Projota no 'BBB21'

Reprodução/Globo

Projota foi o sexto eliminado no paredão do "Big Brother Brasil 21", com 91,89% dos votos. Ele disputou a eliminação com Thaís (6,72%) e com Pocah (1,39%).

Veja lista completa dos 20 participantes iniciais

Economia

Os brasileiros acreditam que o país deve ter como prioridade uma indústria forte e que o setor precisa de apoio e é importante na criação de empregos. Os dados integram uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional Indústria (CNI) nesta quarta. Os principais pontos do levantamento são:

97% da população avalia que, para a economia do Brasil crescer, é necessário que a indústria também cresça; e

94% dos entrevistados concordam totalmente ou em parte que o Brasil precisa investir mais em sua indústria.

Shows cancelados na pandemia

Público no palco Sunset do Rock in Rio 2019

Marcelo Brandt/G1

A pandemia fez com que shows e festivais fossem adiados ou cancelados. A volta de eventos com grandes públicos depende do cronograma de vacinação e do controle do vírus, um cenário que ainda parece distante com o país batendo recordes diários de mortes. Quem comprou ingressos busca informações e, em muitos casos, quer o reembolso. Mas a legislação impõe alguns entraves ao consumidor. Entenda a cronologia dos fatos em relação aos shows cancelados e os direitos do consumidor.

De onde vem o que eu como

Hamburguer vegetal da empresa americana Beyond Meat

The Good Food Institute

Com plantas e grãos, o Brasil e o mundo têm produzido carnes vegetais que procuram se assemelhar à animal em sabor, cor e textura. A lista está ficando cada vez mais variada: dos conhecidos hambúrgueres a almôndegas, carnes moídas, linguiça, nuggets e até bolinho de "siri" estão disponíveis em alguns mercados do país. Especialistas consultados pelo G1 dizem que um dos grandes desafios, neste momento, é tentar entregar ao consumidor brasileiro pedaços inteiros de carne vegetal, como se fossem um bife, uma picanha, um filé de peixe. Leia mais na reportagem da série 'De onde vem o que eu como'.

Mega-Sena

Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50

Marcelo Brandt/G1

O concurso 2.353 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 40 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50.

'Falcão e o Soldado Invernal'

Diretora Kari Skogland fala sobre 'Falcão e o Soldado Invernal'

Depois de prestar homenagem à televisão em sua primeira série no Disney+, a Marvel agora volta às suas ambições cinematográficas com "Falcão e o Soldado Invernal". A nova produção estrelada pelos super-heróis dos estúdios, que substitui "Wandavision" com episódios lançados toda semana, estreia nesta sexta-feira (19). Kari Skogland, cineasta responsável pela 1ª temporada, falou ao G1.

Previsão do tempo

Confira os destaques da previsão do tempo

Futebol

Copa do Brasil

21h30: Salgueiros x Corinthians

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90