Yoga pode queimar até 700 calorias em uma hora

Por Redação em 10/04/2021 às 08:01:49

Instrutora Adriana Camargo afirma que fazer a Saudação ao Sol A por meia hora, por exemplo, pode garantir um gasto de mais de 400 calorias. Veja o vídeo com o passo a passo Olá, tudo bem com você? Espero que, assim como eu, tenha passado um domingo de Páscoa cheio de amor e paz, apesar de diferente dos de antes da pandemia. Mas tenho certeza de que todos estamos nos esforçando por um bem maior, sempre estamos pensando no coletivo, não só nos nossos núcleos individuais. Vai dar tudo certo! Outra certeza que eu tenho é que no domingo de Páscoa também teve sobremesa bem gostosa... e chocolate, não é mesmo? Ainda existe uma impressão errada de que a prática de asanas no yoga, por elas se tratarem de posturas, e não de uma atividade “aeróbica”, não emagrece. Muitos acham que o yoga se restringe apenas a algo contemplativo, mais voltado à meditação. Nesse tempo que estamos juntos aqui, acho que já consegui mostrar muitas vezes que não é bem assim, que o yoga pode, sim, ser uma prática bem intensa. Por exemplo, 30 minutos da Saudação ao Sol A pode queimar até 417 calorias. Veja no vídeo abaixo:

Adriana Camargo demonstra como fazer a Saudação ao Sol A

Recentemente, nas últimas colunas, falamos de três posturas com níveis de dificuldade variados. Deu para sentir um pouquinho. Algumas posturas, além de equilíbrio e alongamento, exigem também força, trabalhando bastante a parte muscular. Dependendo da intensidade, em uma aula de yoga você pode queimar muitas calorias, mas muitas mesmo: em uma hora bem intensa, podem chegar a 700 calorias. No vídeo acima você vai me acompanhar uma vez na Saudação ao Sol A, e em seguida você pode repetir no seu ritmo. E no nosso próximo encontro vamos aprender e fazer juntos a Saudação ao Sol B.

+ Como fazer a postura da cobra, uma das asanas fundamentais da yoga

+ Como fazer a Natarajasana, postura do dançarino da yoga

+ Como fazer a Bakasana, postura do corvo da yoga

No Vinyasa e no Ashtanga Yoga, começamos as práticas com Saudações ao Sol, os Surya Namaskar. Em algumas outras linhas, e em datas comemorativas, muitos repetem 108 vezes as saudações seguidas! Para quem não sabe, as 108 Saudações ao Sol têm um significado espiritual, de renovação. Essa prática costuma ser realizada no final de um ano, no aniversário ou na mudança de estação.

Mas fique tranquilo, não pretendo que você leia e vá praticar as 108 Saudações ao Sol para poder sentir o grande potencial que o yoga tem para mudar seu corpo. Eu, tanto na minha prática diária quanto nas minhas aulas de Vinyasa, faço cinco Surya Namaskar A para iniciar e depois de três a cinco Surya Namaskar B, e realmente já sinto a transformação energética física e mental tanto minha como dos meus alunos. Podemos, portanto, começar a fazer cinco vezes da Saudação ao Sol A, que tal? Se você fizer 30 minutos de Surya Namaskar A pode queimar, como comentamos, mais de 400 calorias. É para se pensar bem nessa opção depois de comilanças como a Páscoa e o Natal, não é? Fácil e objetivo, e você precisa apenas de um espacinho vazio.

A Saudação ao Sol A é uma sequência de posturas de yoga simples e efetiva no objetivo da queima calórica

Divulgação / Adriana Camargo

A Saudação ao Sol A, que é a que estamos fazendo hoje, é uma sequência de posturas. Esse conjunto de movimentos reflete a vida do sol que nasce no horizonte, sobe e desce novamente para retornar ao ponto de partida. O Surya Namaskar combina os asanas, que são as posições do yoga, com a respiração, ou pranayama.

Bom, foi lançado o desafio! Vamos de yoga?

Namastê!

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Ge / EuAtleta.com.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90