Prefeitura e estado divergem sobre liberação de 20 UTIs em hospital em Rondonópolis (MT) e leitos ficam parados

Por Redação em 10/04/2021 às 20:03:46

O município alega que os leitos já podem receber pacientes e o estado diz que ainda não. Hospital Regional de Rondonópolis

TV Centro América

A liberação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), administrados pelo estado, no Hospital Regional de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, tornou-se motivo de polêmica. O município alega que os leitos já podem receber pacientes e o estado diz que ainda não.

O problema teve inicio depois que o secretário municipal de Saúde, Vinicius Amoroso, e a Comissão Parlamentar de Saúde foram vistoriar a unidade, que segundo eles, deveria ter sido inaugurada na ultima sexta-feira (9).

A Secretaria de Saúde de Rondonópolis disse que os leitos não estavam atendendo a população por falta de dois equipamentos e que no mesmo dia foram providenciados. A secretaria também afirma que a unidade possui medicamentos, materiais e profissionais prontos para serem usados na UTI.

Por outro lado, o estado alega que os 20 leitos nunca precisaram de doações de equipamentos e que a inauguração só não aconteceu ainda porque a empresa que venceu o processo licitatório não atendeu todos os requisitos técnicos.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirma também, por meio de nota, que assim que a empresa cumprir com todas as exigências técnicas, os leitos serão imediatamente colocados em funcionamento para a população.

Enquanto isso, o hospital continua aguardando a liberação.

Rondonópolis possui, atualmente, 40 leitos de UTI para Covid-19 disponíveis na cidade. Todos estão ocupados.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90