Mais de um mês após anúncio, governo cria secretaria para discutir combate à Covid

Por Redação em 10/05/2021 às 22:47:56

Informação foi divulgada pelo Planalto. Criação do órgão foi anunciada em 24 de março, um dia após posse do ministro da Saúde. Brasil soma 423,4 mil mortes por Covid. A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta segunda-feira (10) que o governo criou uma secretaria específica no Ministério da Saúde para discutir medidas de combate à Covid-19.

A criação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, no entanto, acontece mais de um mês o anúncio, pelo ministro Marcelo Queiroga, de que a secretaria seria criada.

Queiroga foi anunciado ministro em 15 de março e tomou posse pouco mais de uma semana depois, em 23 de março. Um dia depois da posse, o novo ministro anunciou a criação da secretaria.

"Nós estamos agora com um firme propósito, e essa é uma providência do momento, de instituir uma secretaria especial para o combate à pandemia de Covid-19. Essa secretaria vai cuidar somente da pandemia, porque sabemos que, além da pandemia, as pessoas continuam tendo outros males", disse o ministro na ocasião.

Quando a criação da secretaria foi anunciada, o Brasil somava 300 mil mortes por Covid. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, com base em dados das secretarias estaduais de Saúde, o país chegou nesta segunda-feira a 423,4 mil mortes (veja no vídeo abaixo).

Brasil registra 1.018 mortes em 24 horas. Um total de 423.436 desde o início da pandemia

A secretaria

De acordo com a Presidência, o decreto de criação da Secretaria Extraordinária será publicado em edição extra do "Diário Oficial da União".

Segundo o governo, a nova pasta deverá: "Propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19".

A Secretaria-Geral informou ainda que o decreto do governo promove remanejamentos e transformações de cargos e funções do Ministério da Saúde para criar a secretaria, sem aumentar as despesas.

Vacinação

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, 16,6% da população brasileira está vacinada contra a Covid até as 21h02 deste domingo (9).

Ao todo, foram aplicadas 53,07 milhões de doses (35,3 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose; e 17,7 milhões receberam duas doses).

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90