Corridas classificatórias podem igualar emoção do final da prova em Baku, diz Brawn

Por Redação em 09/06/2021 às 08:21:21

Para o diretor da F1, reviravoltas nas voltas finais do GP do Azerbaijão foi bom indicativo para a realização das corridas classificatórias, cujo primeiro teste será no GP da Inglaterra em julho Principal alteração no formato dos grandes prêmios da Fórmula 1, as corridas classificatórias para a definição do grid de largada estreiam já no GP da Inglaterra, em 18 de julho. E se ainda restam dúvidas do quanto a mudança pode agregar na competitividade, para o diretor esportivo da categoria, Ross Brawn, a emoção das últimas voltas do GP do Azerbaijão neste domingo mostra que a novidade está no caminho certo.

- Fiquei animado ao ouvir comentaristas dizerem que precisávamos de mais 10 voltas com a ação que vimos nas duas últimas voltas do GP do Azerbaijão, porque isso é uma boa prévia para as corridas classificatórias - disse o britânico.

Pérez vence em Baku após erro de Hamilton; Verstappen bate

Sergio Pérez, da RBR, lidera últimas voltas do GP do Azerbaijão

Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A etapa em Baku precisou ser reiniciada com uma largada parada após a batida de Max Verstappen, então líder, a cinco voltas para o fim. O reinício da corrida após a bandeira vermelha colocou Sergio Pérez, companheiro do holandês na RBR, na liderança; a posição, no entanto, não estava garantida.

O erro de Lewis Hamilton, logo atrás do mexicano na segunda colocação, apimentou a disputa nos giros finais. Sem o heptacampeão na disputa, Pierre Gasly, da AlphaTauri, entrou na briga pela vaga no pódio e Sebastian Vettel surgiu em segundo lugar, a 1s3 do líder Pérez, que ficou com a vitória.

As corridas classificatórias foram propostas pela F1 como uma forma de tornar os fins de semana mais atrativos como um todo. O resultado da prova vai definir as posições de largada para a corrida do domingo, computando o vencedor nas estatísticas das pole positions. O primeiro teste será no GP da Inglaterra, em Silverstone, no dia 17 de julho. Também estão previstos outros dois GPs com esse formato em locais a serem definidos.

Largada do GP da Inglaterra de 2020, em Silverstone

Getty Images

A novidade, porém, não quer tirar o destaque da corrida principal, do domingo; por isso, será realizada apenas em algumas etapas do calendário. Com trajeto de 100 km e durando 30 minutos, os três primeiros colocados na disputa receberão de três pontos a um ponto, progressivamente. Além disso, as paradas não serão obrigatórias.

- A corrida classificatória será um pouco mais longa que isso, com cerca de 17 a 20 voltas, mas pode muito bem apresentar o mesmo tipo de emoção, já que os pilotos não terão que se preocupar em economizar pneus - defendeu Ross Brawn.

F1 divulga horários do GP da Inglaterra, com corrida classificatória

Além de mudar o formato de definição do grid de largada, as provas classificatórias também transformarão todo o fim de semana de corrida, que contará com apenas dois treinos livres, na sexta-feira e no sábado. As posições de largada da corrida classificatória serão definidas por classificação padrão, com três segmentos, que sucederá o primeiro treino livre na sexta.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90