Possas é acusado de liderar organização criminosa na Saúde de Cuiabá

Por Redação em 15/06/2021 às 09:28:20

O ex-secret√°rio municipal de Saúde de Cuiab√°, Luiz Antônio Possas de Carvalho, foi acusado de ser o líder de uma organiza√ß√£o criminosa que atuava na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital.

A acusa√ß√£o consta na decis√£o proferida pela juíza Ana Cristina Mendes, da 7¬™ Vara Criminal de Cuiab√°, que determinou o bloqueio de R$ 2,1 milh√Ķes na segunda fase da Opera√ß√£o Overpriced, deflagrada no último dia 10.

Possas foi afastado de seu cargo ainda na primeira fase da operação por prática de sobrepreço em contratos da pasta para compra de ivermectina.

Com o desdobramento das investiga√ß√Ķes, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrup√ß√£o (Deccor), apurou que diversas outras irregularidades semelhantes nos contratos da pasta.

A partir da deflagra√ß√£o da segunda fase da opera√ß√£o, 3 empresas foram apontadas por envolvimento em esquemas ilícitos junto à SMS. As irregularidades variavam desde excesso de compra de medicamentos, somada a sobrepre√ßo até compras sem licita√ß√£o.

Nos relatórios policiais apresentados à magistrada, é apontado que Possas tinha conhecimento de todos os processos de compra atrelados às 3 empresas.

"A partir desses atos, afirmam os Delegados de Polícia que o Secret√°rio de Saúde de Cuiab√° à época teria pleno conhecimento das etapas dos procedimentos licitatórios e que eventual argumenta√ß√£o de que os atos seriam meramente formais e típicos da burocracia estatal restaria recha√ßada", aponta trecho da decis√£o.

Além de Possas, outros membros da pasta também aparecem como coautores das pr√°ticas criminosas, como é o caso do secret√°rio adjunto de Gest√£o da SMS, Jo√£o Henrique Paiva, o adjunto de Planejamento e Obras, Milton Correa da Costa, e o adjunto de Aten√ß√£o, Luiz Gustavo Raboni.

Por fim, a servidora do setor de cota√ß√Ķes da SMS, Helen Cristina da Silva, também foi apontada como culpada de pr√°ticas criminosas, uma vez que era a respons√°vel pela produ√ß√£o e apura√ß√£o dos mapas de pre√ßos das empresas - que apresentam diversas irregularidades em rela√ß√£o à ordem comum de procedimentos de compra efetuados pela pasta.


Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90
Coronavirus 728x90