AL- Vacina que volta

Bezos falha com pressão bilionária e EUA mantêm acordo entre Nasa e SpaceX

Por Redação em 30/07/2021 às 20:56:35

Fundador da Amazon ofereceu à Nasa mais de US$ 2 bilhões em trabalho gratuito se a sua fabricante de foguetes, a Blue Origin, pudesse prosseguir com sua proposta de sonda A Blue Origin, empresa espacial fundada pelo bilionário Jeff Bezos, perdeu sua tentativa de impedir a oferta de US$ 2,9 bilhões da Nasa para a Space Exploration Technologies (SpaceX), de Elon Musk, por um sistema de pouso que levaria astronautas de volta à lua.

O Government Accountability Office (GAO) – a agência ligada ao Congresso dos Estados Unidos que faz auditorias das contas do governo – informou nesta sexta-feira (30) que a Nasa não era obrigada a entregar mais de um contrato para a sonda - como a Blue Origin e seus parceiros argumentaram - apesar da preferência declarada da agência por fornecer vários prêmios. A Nasa havia dito que sua decisão de contrato seria impulsionada por restrições orçamentárias, levando à concessão única em abril para a SpaceX.

Leia mais: Os custos bilionários da corrida ao espaço

A avaliação da agência espacial de três propostas foi “razoável e consistente com a lei de aquisição aplicável, regulamentação e os termos do anúncio”, disse o advogado do GAO Kenneth Patton, por meio de comunicado.

Leia mais: Quanto custa uma viagem espacial pela Blue Origin, Virgin Galactic e SpaceX

A Blue Origin, com sede em Kent, Washington, nos EUA, disse que permanece firme a sua convicção de que "houve problemas fundamentais com a decisão da Nasa, mas o GAO não foi capaz de resolvê-los devido à sua jurisdição limitada".

Leia mais: Além de inovador e bilionário, Jeff Bezos agora é tecnicamente um astronauta?

O fabricante do foguete disse que continuará a pressionar para que a Nasa aceite seu equipamento de aterrissagem lunar, e afirma que acredita que esta seria a "solução certa".

Na segunda-feira (26), Bezos - o homem mais rico do mundo e fundador da Amazon - ofereceu à Nasa mais de US $ 2 bilhões em trabalho gratuito se a Blue Origin pudesse prosseguir com sua proposta de sonda. Também havia se comprometido a cobrir os custos de uma demonstração de tecnologia na órbita baixa da Terra.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90
Coronavirus 728x90