Polícia Federal realiza busca e apreensão na Aprosoja e pega dezenas de documentos

Por Redação em 06/09/2021 às 19:01:49

A Polícia Federal realiza busca e apreensão na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), em Cuiabá, nesta tarde de segunda-feira (6). Duas viaturas estão no local. Até o momento, os policiais levaram dezenas de documentos.

De acordo com a assessoria, ninguém está autorizado a falar sobre a operação.

Ainda pela manhã, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), e determinou o bloqueio das contas da Aprosoja Brasil e da Aprosoja de Mato Grosso.

A desconfiança é de que recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estejam sendo utilizados para financiar as manifestações através das duas entidades.

Os policiais pediram para que uma funcionária abrisse um cofre. Em seguida, um dos agentes encontrou vários banners que foram abertos. Além de documentos e informações que podem comprovar que a entidade financia as manifestações, os policiais querem saber se existem materiais de convocação para o ato de 7 de setembro.

Com contas bloqueadas, diretoria da Aprosoja segue em Brasília

No dia que antecede o 7 de Setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas da Aprosoja Brasil e Aprosoja Mato Grosso, até a próxima quarta- (8). Agentes da Polícia Federal estiveram na sede da associação, onde apreenderam dezenas de documentos.

A assessoria da Aprosoja confirmou que a operação apura a convocação da população, por meio das redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado da Independência.

Ainda de acordo com nota de esclarecimento, a decisão determinou o bloqueio de saques das contas bancárias da Aprosoja, além de identificar os valores transferidos da associação para outros. O valor mínimo investigado é de R$ 10 mil.

"Aprosoja-MT e seus dirigentes esclarecem que jamais financiaram, apoiaram, ou convocaram a população para atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado de 07.09.2021, durante uma suposta manifestação e greve de "caminhoneiros"", afirma.

Os dirigentes da Aprosoja não estavam na sede no momento da operação. Eles estão em Brasília, para participar da manifestação política de 7 de Setembro, em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A desconfiança é de que recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estejam sendo utilizados para financiar as manifestações através das duas entidades.

Antônio Galvan investigado como um dos possíveis financiadores das manifestações em defesa de Bolsonaro.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à medida judicial cumprida nesta segunda-feira (06.09.2021), na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a entidade esclarece que se trata de decisão nos autos do Inquérito 4879/DF que apura a convocação da população, por meio das redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado de 07.09.2021, durante uma suposta manifestação e greve de "caminhoneiros".

A decisão determinou: 1) o bloqueio de saques das contas bancárias da Aprosoja-MT, até o dia 8.9.2021, quarta-feira; 2) sejam identificados e informados os valores transferidos a partir das contas bancárias dessa entidade para outras entidades ou terceiros, desde o dia 10.8.2021, a partir do patamar mínimo de R$ 10.000,00.

Aprosoja-MT e seus dirigentes esclarecem que jamais financiaram, apoiaram, ou convocaram a população para atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado de 07.09.2021, durante uma suposta manifestação e greve de "caminhoneiros".

A entidade preza pelos preceitos legais e constitucionais, e já está disponibilizando toda documentação solicitada, pois é a principal interessada no esclarecimento dos fatos, já que nada tem a esconder da sociedade e principalmente dos seus associados.


Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90