Comandante do Exército pede 'cautela com o que circula nas mídias sociais' e diz à tropa para 'manter o foco'

Por Redação em 17/09/2021 às 22:07:06

General Paulo Sérgio Oliveira divulgou pronunciamento sobre 7 de Setembro, sem citar ameaças de Bolsonaro e crise entre poderes. No vídeo, ele diz para tropas 'confiarem' nos chefes. Comandante do Exército, general Paulo Sérgio de Oliveira, em vídeo divulgado pela corporação

Exército Brasileiro/YouTube/Reprodução

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, divulgou nesta sexta-feira (17) um pronunciamento às tropas, alusivo às comemorações do 7 de Setembro. No vídeo publicado em redes sociais, ele pede que os militares tenham "cautela com o que circula nas mídias sociais" e mantenham o "foco".

Oliveira também afirma que os subordinados devem confiar em seus chefes – que, segundo o general, têm "autoridade e responsabilidade" para transmitir "a melhor, mais ética e profissional leitura dos acontecimentos".

"Muita cautela com o que circula nas mídias sociais! Analisem, com critério, e façam a correta interpretação das informações que acessam ou recebem, mas, principalmente, confiem, ainda mais, em seus comandantes e chefes, em todos os escalões hierárquicos! Eles estão investidos de autoridade e responsabilidade para transmitir a vocês a melhor, mais ética e profissional leitura dos acontecimentos, além de orientá-los no correto caminho a seguir para o cumprimento do dever", afirmou o comandante.

No discurso, Oliveira não fez referência direta às polêmicas recentes envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e as Forças Armadas. Em 10 de agosto, por exemplo, em meio à crise entre os três poderes, a Marinha exibiu veículos militares ao longo da Esplanada dos Ministérios – o que foi interpretado como ameaça.

O comandante do Exército também não mencionou as ameaças golpistas expressadas pelo presidente Jair Bolsonaro nos atos do dia 7 de Setembro, em Brasília e em São Paulo. Bolsonaro disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria que "enquadrar" membros para não sofrer "aquilo que nós não queremos".

De acordo com o general, a sociedade vive "em um ambiente informacional dinâmico e volátil" em que "flui um volume avassalador de informações",

"Conseguir processar tamanha quantidade e dela extrair os conteúdos mais fiéis, exige a busca da verdade dos fatos", declarou o comandante.

O comandante também pediu que os integrantes do Exército mantenham o foco em suas atribuições.

"Concito a todos a manter o foco em suas atribuições, desempenhar, com a dedicação de sempre, as suas tarefas diárias e preservar a união e a coesão, tendo sempre como base sólida a hierarquia e a disciplina, verdadeiros apanágios de nossa vocação militar", disse.

Oliveira disse que o Exército passa por uma "contínua e pujante evolução" que leva a instituição à modernidade "sem jamais descurar dos valores e tradições que alicerçam o que somos: uma instituição nacional e permanente, competente e vigorosa na defesa da Pátria e no apoio à população brasileira".

"Preservamos a integridade do território, combatemos os ilícitos ambientais e transfronteiriços, salvaguardamos os interesses nacionais e apoiamos a população nas situações de calamidade e necessidade, além de contribuirmos com o desenvolvimento nacional", afirmou o general.

Íntegra

Leia, abaixo, a íntegra do texto lido pelo comandante do Exército no vídeo divulgado nesta sexta:

Integrantes do Exército de Caxias, oficiais, praças, veteranos e família militar!

Ao comemorarmos, no dia sete de setembro, o Aniversário de nº 199 da Proclamação da Independência do Brasil, nós, soldados, ficamos honrados por termos participado do momento histórico do Grito do Ipiranga com a tradicional tropa dos Dragões da Independência ladeando Dom Pedro I, e orgulhosos por fazermos parte da História do Brasil, unindo o Exército Brasileiro de forma indissolúvel à própria nacionalidade brasileira.

De minha posição de Comandante e após mais de 47 anos de serviço, posso afiançar a enorme evolução que o Exército Brasileiro vivenciou em todos os campos.

A qualificação de seus recursos humanos, o aperfeiçoamento e a obtenção de capacidades militares adequadas ao combate do século XXI, o desenvolvimento de programas estratégicos que impulsionam a transformação da Força Terrestre e inserem tecnologia de ponta em seus modernos equipamentos e o incremento do apoio à família militar são exemplos marcantes dessa contínua e pujante evolução, que nos leva à modernidade, sem jamais descurar dos valores e tradições que alicerçam o que somos: uma instituição nacional e permanente, competente e vigorosa na defesa da Pátria e no apoio à população brasileira.

Tendo participado da solenidade do Dia do Soldado, em Brasília, afirmo que o "Braço Forte" da Nação está mais profissional e coeso do que nunca e à altura do legado de nossos antecessores, de nossas tradições e dos valores mais caros à nossa profissão. As cerimônias realizadas nas organizações militares em todo o território nacional demonstraram a capacidade e a disciplina da tropa perfilada, espelhando a liderança exercida por oficiais e praças, desde as pequenas frações até os maiores escalões.

Nos últimos quatro meses, estive presente, com oficiais-generais do Alto Comando do Exército, em seis dos oito Comandos Militares de Área. Em todas essas visitas, pude constatar o excelente estado de prontidão, a operacionalidade da tropa, e o elevado grau de motivação e coesão do público interno, bem como a união existente entre o pessoal da ativa e os nossos veteranos. Prossigo nas visitas às demais regiões do País, pois cabe a todos que exercem a nobre missão do comando estar, constantemente, em contato com os subordinados, compreendendo tudo o que envolve a dimensão humana e oferecendo as melhores condições para que bem exerçam suas atribuições.

O Exército não para, e continua firme no cumprimento de suas missões constitucionais. É um trabalho diário e silencioso de cerca de 220 mil militares, homens e mulheres, que honram suas fardas e produzem os resultados percebidos por toda a sociedade. Preservamos a integridade do território, combatemos os ilícitos ambientais e transfronteiriços, salvaguardamos os interesses nacionais e apoiamos a população nas situações de calamidade e necessidade, além de contribuirmos com o desenvolvimento nacional. Enfim, são muitas e relevantes entregas!

Acima de tudo, o Exército mantém no mais elevado nível as suas capacidades operativas, que, somadas à capilaridade e à presença em todo território, nos permitem atuar com presteza e eficácia, cooperando para a tranquilidade da Nação contra qualquer ameaça que porventura possa surgir.

Vivemos em um ambiente informacional dinâmico e volátil. Nesse espaço, flui um volume avassalador de informações. Conseguir processar tamanha quantidade e dela extrair os conteúdos mais fiéis, exige a busca da verdade dos fatos.

Por isso, muita cautela com o que circula nas mídias sociais! Analisem, com critério, e façam a correta interpretação das informações que acessam ou recebem, mas, principalmente, confiem, ainda mais, em seus comandantes e chefes, em todos os escalões hierárquicos! Eles estão investidos de autoridade e responsabilidade para transmitir a vocês a melhor, mais ética e profissional leitura dos acontecimentos, além de orientá-los no correto caminho a seguir para o cumprimento do dever.

Historicamente, o Exército Brasileiro tem sido merecedor do reconhecimento da sociedade brasileira. Temos testemunhado, constantemente, em todos os rincões de nosso imenso País, o carinho e a confiança, desde sempre depositados na nossa Força. As pesquisas demonstram isso em números. Contudo, não existe avaliação mais precisa do que a proporcionada pelo contato diário e regular com o nosso Povo.

Reforçando a fé inabalável na missão do Exército Brasileiro, concito a todos a manter o foco em suas atribuições, desempenhar, com a dedicação de sempre, as suas tarefas diárias e preservar a união e a coesão, tendo sempre como base sólida a hierarquia e a disciplina, verdadeiros apanágios de nossa vocação militar. Mantenhamos a crença nos princípios da nossa nacionalidade, no culto aos valores e tradições, bem como no respeito à nossa história, que corroboram a credibilidade do Exército de Caxias perante a Nação brasileira.

Por fim, que a celebração da independência de nosso amado Brasil reafirme, em cada um de nós, os ideais de liberdade e renove o compromisso com a Pátria que juramos defender.

Que o Todo Poderoso Deus dos Exércitos nos fortaleça e nos abençoe e às nossas famílias, para que continuemos a servir ao Povo brasileiro com ânimo redobrado e com o melhor de nossas capacidades, sempre prontos para cumprir a nobre missão de defender a Pátria, com disciplina, coragem e coesão!

Brasil, acima de tudo!

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90