AL- Vacina que volta

Presidente do Paraguai chega ao Planalto para encontro com Bolsonaro

Por Redação em 24/11/2021 às 15:21:46

Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, chega ao Palácio do Planalto para encontro com Bolsonaro

Brasil deseja aval do Paraguai para criar til√°pias na hidrelétrica de Itaipu. Pol√≠tico conservador, Mario Abdo Ben√≠tez j√° teve outros dois encontros com Bolsonaro.


O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, chegou ao Palácio do Planalto por volta das 15h desta quarta-feira (24) para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro.

Conforme a agenda de Bolsonaro, os ministros Carlos Fran√ßa (Rela√ß√Ķes Exteriores) e Bento Albuquerque (Minas Energias) também devem participar da audi√™ncia.

Até a √ļltima atualiza√ß√£o desta reportagem, a assessoria de Bolsonaro n√£o havia passado informa√ß√Ķes sobre o encontro.

Antes do encontro, Bolsonaro afirmou que o governo brasileiro tem interesse em criar til√°pias no reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu (PR), cuja administra√ß√£o é dividida entre os dois pa√≠ses. Segundo o presidente, é preciso o aval do Paraguai para que a psicultura seja liberada no local.

"Vamos continuar conversando porque depende do parlamento deles a psicultura no espelho d'√°gua da represa. Se der o sinal verde do Congresso dele, acho que vai ter. Nós vamos aumentar em 40% nossa produ√ß√£o de pescado, criando til√°pia naquela regi√£o", disse Bolsonaro.

Candidato conservador, Abdo foi eleito em 2018 para presidir o Paraguai e mantém uma boa rela√ß√£o com Bolsonaro, de direita e cr√≠tico de governos de esquerda na regi√£o, a exemplo da Argentina. Bolsonaro costuma chamar o presidente do Paraguai de "Marito".

Mario Abdo j√° esteve com Bolsonaro no Planalto em 2019. Os dois l√≠deres também tiveram um encontro em Foz do Igua√ßu (PR), na fronteira entre os pa√≠ses, no ano passado. Brasil e Paraguai integram o Mercosul ao lado de Argentina e Uruguai.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90
Coronavirus 728x90