Presidente do Paraguai chega ao Planalto para encontro com Bolsonaro

Por Redação em 24/11/2021 às 15:21:46

Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, chega ao Palácio do Planalto para encontro com Bolsonaro

Brasil deseja aval do Paraguai para criar tilápias na hidrelétrica de Itaipu. Político conservador, Mario Abdo Benítez já teve outros dois encontros com Bolsonaro.


O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, chegou ao Palácio do Planalto por volta das 15h desta quarta-feira (24) para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro.

Conforme a agenda de Bolsonaro, os ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Bento Albuquerque (Minas Energias) também devem participar da audiência.

Até a última atualização desta reportagem, a assessoria de Bolsonaro não havia passado informações sobre o encontro.

Antes do encontro, Bolsonaro afirmou que o governo brasileiro tem interesse em criar tilápias no reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu (PR), cuja administração é dividida entre os dois países. Segundo o presidente, é preciso o aval do Paraguai para que a psicultura seja liberada no local.

"Vamos continuar conversando porque depende do parlamento deles a psicultura no espelho d'água da represa. Se der o sinal verde do Congresso dele, acho que vai ter. Nós vamos aumentar em 40% nossa produção de pescado, criando tilápia naquela região", disse Bolsonaro.

Candidato conservador, Abdo foi eleito em 2018 para presidir o Paraguai e mantém uma boa relação com Bolsonaro, de direita e crítico de governos de esquerda na região, a exemplo da Argentina. Bolsonaro costuma chamar o presidente do Paraguai de "Marito".

Mario Abdo já esteve com Bolsonaro no Planalto em 2019. Os dois líderes também tiveram um encontro em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre os países, no ano passado. Brasil e Paraguai integram o Mercosul ao lado de Argentina e Uruguai.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90