Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CONVOCAÇÃO DE MINISTRO

Câmara aprova convite para Queiroga esclarecer falta de assistência em terra Yanomami


De tão fracas, muitas crianças yanomami não conseguem sequer ficar de pé

Audiência com o ministro da Saúde ainda não tem data para acontecer. Fantástico mostrou que maior reserva indígena do país sofre com surto de malária, desnutrição e falta de remédios. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (24) um convite ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para esclarecer a falta de medicamentos e de atendimento médico a crianças indígenas na reserva Yanomami. Ainda não há data para o comparecimento.

Em reportagem que foi ar no dia 14, o Fantástico mostrou que a terra Yanomami, maior reserva indígena do Brasil, sofre um colapso na saúde, com o surto de malária, desnutrição, falta de medicamentos e abandono do governo, além do avanço no garimpo ilegal na região.

Autor da proposta, o deputado Elias Vaz (PSB-GO) disse que é importante que o colegiado ouça Queiroga uma vez que a responsabilidade de cuidar da saúde da reserva é da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), ambos do Ministério da Saúde. Na apresentação do requerimento, Vaz cita a reportagem do Fantástico.

"A situação lá [na aldeia] é dramática, onde os índios têm sofrido problemas de várias naturezas e também, principalmente, a questão do tratamento de saúde, onde nós temos tratamento precário, com falta de medicamentos, e isso tem provocado mortes. É muito grave essa situação", disse na comissão.

"É preciso que essa comissão possa trazer o ministro da Saúde a essa casa para prestar esclarecimentos e cobrar de forma efetiva uma intervenção para a gente minimizar essa situação de sofrimento que os índios Yanomami estão vivendo neste momento."

Inicialmente, o requerimento era para convocação do ministro, o que obrigaria seu comparecimento e, simbolicamente, representaria uma derrota para o governo na Casa. Contudo, o deputado Aluisio Mendes (PSC-MA) pediu que o requerimento fosse convertido para convite.

"O ministro [Marcelo Queiroga] já está à disposição e, inclusive, fez uma consulta a essa comissão, quais seriam as datas disponíveis. A data que estiver disponível nesta comissão ele virá prestar os esclarecimentos necessários", afirmou o deputado.

A decisão de Mendes foi acolhida pelos pares, que pediram também a presença do Secretário Nacional da Saúde Indígena.



G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!