Risco de dano neurológico pelo uso de termômetro infravermelho é fake news

Por Redação em 18/09/2020 às 09:26:42

No "novo normal", além do uso de máscaras e álcool em gel, comerciantes de todo país adotaram tecnologias para medir a variação de temperatura dos clientes para controle de acesso aos estabelecimentos.Mas, nas últimas semanas, a forma de manusear o aparelho mudou:antes, as aferições eram feitas na testa; agora, na maior parte dos comércios, o mesmo procedimento é feito no punho.A mudança aconteceu por causa de vídeos que circulam na internet afirmando que o termômetro emite um raio infravermelho, e por consequência atinge a glândula pineal — localizada na parte central do cérebro.

O conteúdo afirma que, com o tempo, o procedimento pode ocasionar distúrbios no organismo. E, por fim, instrui a população a pedir que suas temperaturas sejam medidas na região do antebraço.A médica Nina Musolino afirma que esses supostos alertas não passam de mentiras e explica que as pessoas irradiam calor corporal em forma de luz infravermelha. O que os termômetros fazem, em grande parte, é detectar o quanto elas emitem de calor — e não soltar uma radiação.

Leia também

Brasil se aproxima de 135 mil mortes pela Covid-19; governo vê pandemia perder força

Bolsonaro diz que pediu para ministro da Educação se preparar para volta às aulas

Hospital das Clínicas de SP investiga 16 possíveis casos de reinfecção por Covid-19

Na pandemia da Covid-19 não foram raros os casos em que falsos remédios ou curas sem comprovações que se espalharam pela internet. Mas, segundo a especialista em meios digitais Tânia Gomes, é possível identificar o que é mentira e o que realmente é verdade. "Elas não tem fundamentação cientifica, fonte clara. Desse jeito é fácil identificar a fake news", disse. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária reforça que a medição de temperatura por termômetro infravermelho direcionado à testa é inofensiva ao ser humano. O órgão informa, ainda, que todos os equipamentos usados em hospitais e estabelecimentos de saúde devem ser submetidos à Anvisa antes de terem a venda aprovada em território nacional.

*Com informações da repórter Caterina Achutti

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90