AL- SOS Mulher

Cuiabá libera eventos privados de réveillon para vacinados e pessoas com teste negativo para Covid

Por Redação em 01/12/2021 às 21:35:35

Prefeito Emanuel Pinheiro decidiu liberar eventos depois de reuni√£o com segmentos de eventos, bares, restaurantes e comércio em geral. O prefeito de Cuiab√°, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou novas medidas durante coletiva

Secom/Luiz Alves

Depois de reuni√£o com o setor de bares e eventos, o prefeito de Cuiab√°, Emanuel Pinheiro (MDB), decidiu liberar a realiza√ß√£o festas privadas de réveillon, mediante apresenta√ß√£o do passaporte da vacina ou realiza√ß√£o de exame RT-PCR, realizado com até 48 horas de antecedência. As festas públicas de Ano Novo e Carnaval foram canceladas pela gest√£o municipal, por conta da variante ômicron.

Compartilhe essa notícia por WhatsApp

Compartilhe essa notícia por Telegram

Segundo a prefeitura, os Decretos 8.831/2021 e 8.832/2021, que ir√£o regulamentar à ado√ß√£o das medidas, ser√£o publicados em edi√ß√£o da Gazeta Municipal de quinta-feira (2).

No entanto, apesar de liberar os eventos privados, os eventos públicos de promo√ß√£o de festas de virada do ano, assim como o Carnaval 2022, permanecem cancelados. “Sabemos dos reflexos causados pela pandemia e, o gestor, necessita de sensibilidade, respeito e di√°logo. O setor j√° foi sistematicamente penalizado com as medidas de enfrentamento à Covid”, disse o prefeito.

LEIA TAMBÉM

Passaporte da vacina ser√° exigido em Cuiab√°, diz prefeito

Festas populares de réveillon e carnaval s√£o canceladas em Cuiab√°

Segundo o decreto 8.832/2021, o cart√£o de vacina, também chamado de "passaporte" e o teste PCR ser√£o obrigatórios nos est√°dios, gin√°sios esportivos, cinema, teatro, museu, sal√£o de jogos, casa de shows e apresenta√ß√£o artística em geral, hospitais públicos e privados e órg√£os públicos municipais.

A Prefeitura de Cuiab√° destacou que as exigências valer√£o também para adolescentes acima de 12 anos.

Durante a reuni√£o, foi definido que a exigência de cobran√ßa da apresenta√ß√£o do cart√£o vacina ou exame RT-PCR da Covid-19 ser√° de responsabilidade dos organizadores do eventos e empres√°rios.

Na reunião, o prefeito apresentou sua preocupação com as pessoas que ainda não se vacinaram na Capital. Segundo a prefeitura, 57 mil pessoas com mais de 18 anos não completaram o ciclo vacinal com as duas doses e 33% dos jovens e adolescentes foram vacinados.

"Vamos ampliar os polos e estudamos estratégias para fomentar o acesso à vacina√ß√£o”, explicou Emanuel.

Para a presidente da Associa√ß√£o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Lorena Bezerra, o di√°logo com a prefeitura foi importante e a reuni√£o produtiva, ela destacou que o decreto foi construído em parceria com o setor e defendeu a necessidade de amplia√ß√£o da vacina√ß√£o para o fortalecimento da economia de Cuiab√°.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90
AL- Vacina que volta
Coronavirus 728x90