'É provável que ômicron ultrapasse a delta', diz OMS sobre variantes do coronavírus

Por Redação em 18/12/2021 às 12:33:11

A ômicron, que foi classificada como uma variante de preocupação em 26 de novembro, já foi identificada em 89 países até 16 de dezembro, disse a entidade A variante ômicron do coronavírus está se espalhando significativamente mais rápido do que a cepa delta em países com transmissão comunitária documentada, com um tempo de duplicação entre 1,5 e 3 dias, disse a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesse sábado. A entidade afirmou também que, apesar de ainda haver poucos dados, é provável que a ômicron ultrapasse a delta onde ocorre a transmissão comunitária.

A ômicron, que foi classificada como uma variante de preocupação em 26 de novembro, já foi identificada em 89 países até 16 de dezembro, disse a OMS.

A nova variante está se espalhando rapidamente em países com altos níveis de vacinação, mas não está claro se isso se deve à capacidade do vírus de escapar da imunidade, seu aumento inerente de transmissibilidade ou uma combinação de ambos, disse a OMS em um comunicado de atualização.

"Ainda existem dados limitados sobre a gravidade clínica da ômicron", disse a OMS. "Mais dados são necessários para entender o perfil de gravidade e como a gravidade é afetada pela vacinação e imunidade pré-existente."

A entidade acrescentou que os dados existentes até o momento são limitados e que não há "nenhuma evidência revisada por pares, sobre a eficácia da vacina ou efetividade para a ômicron até o momento".

A OMS pediu cautela na interpretação dos estudos que analisaram a eficácia da vacina feitos por cientistas da África do Sul e do Reino Unido. A OMS alertou que, com os casos aumentando tão rapidamente, os hospitais podem ficar sobrecarregados em alguns lugares.

"As hospitalizações no Reino Unido e na África do Sul continuam a aumentar e, devido ao rápido aumento do número de casos, é possível que muitos sistemas de saúde se tornem rapidamente sobrecarregados", alertou a entidade no comunicado.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90