Justiça do Rio manda Twitter apagar post de Bolsonaro que cita trecho de documentário sem autorização

Por Redação em 21/09/2020 às 18:10:21

O Planalto informou que não vai comentar o caso. O Twitter foi procurado pelo G1, mas não houve retorno até a publicação da reportagem. A Justiça do Rio mandou o Twitter apagar um post de Jair Bolsonaro em que ele cita um trecho do documentário "O Processo", de Maria Augusta Ramos, sem autorização. No processo, a diretora alega também que o presidente teria feito afirmações falsas sobre ela.

Caso descumpra a decisão, o Twitter poderá responder por danos morais. Na sentença, publicada no dia 14 de setembro, a juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 4ª Vara Empresarial, proíbe ainda que presidente use qualquer trecho de qualquer filme da diretora sob multa de R$ 10 mil por dia.

O documentário, de 2018, mostra cenas dos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016. O trecho de "2 minutos e 9 segundos" citado por Bolsonaro mostra uma discussão entre políticos afiliados ao PT - Partido dos Trabalhadores, falando sobre a relação de seus governos com a mídia e o público.

Post de Bolsonaro em que ele cita o documentário de Maria Augusta Ramos

Reprodução

A autora alega que mesmo sendo pouco tempo de exposição, o presidente utilizou a trecho sem autorização em seu perfil oficial na rede social Twitter.

Ainda segundo Maria Ramos, Bolsonaro afirmou que as referidas imagens tinham sido "vazadas" de uma reunião do foro de São Paulo, ocorrida em Caracas/Venezuela, entre os dias 24 e 28 de julho de 2019, o que, de acordo com autora, não é verdade.

O Planalto informou que não vai comentar o caso. O Twitter foi procurado pelo G1, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90