Paraguai aprova protocolo sanitário para reabertura da fronteira com o Brasil

Por Redação em 21/09/2020 às 20:11:35

O Paraguai aprovou nesta segunda-feira (21) o protocolo sanitário para uma futura reabertura controlada da fronteira terrestre com o Brasil, com o objetivo de reativar o comércio entre os dois países após seis meses de total isolamento para tentar evitar a propagação do coronavírus. A medida foi anunciada no começo de uma semana em que os comerciantes de Ciudad del Este, capital do departamento de Alto Paraná, planejam demonstrar a exigência de abertura total da fronteira com o país vizinho, na qual giram as atividades comerciais da área.

O Ministro da Saúde paraguaio, Julio Mazzoleni, anunciou à imprensa que o presidente do país, Mario Abdo Benítez, aprovou o protocolo sanitário que regerá a abertura do turismo de compras e também a reativação econômica da região do Alto Paraná. A esse respeito, e na mesma aparição, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Rivas, explicou que a reabertura parcial está sujeita a um contato telefônico entre Benítez e o presidente Jair Bolsonaro, que ocorreria em breve. "A reabertura do comércio se baseia em grande parte em uma situação epidemiológica semelhante neste momento entre as cidades fronteiriças, particularmente entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu", salientou Mazzoleni.

Leia também

Airbus quer revolucionar aviação e planeja aeronaves movidas a hidrogênio para 2035

Trump x TikTok: Entenda a disputa entre o presidente americano e o aplicativo chinês

Homem indiciado por morte de jovem negro é encontrado morto nos EUA

O ministro disse que os casos da Covid-19 começaram a diminuir de ambos os lados da fronteira após a virulência registrada até algumas semanas atrás. Ciudad del Este, a 330 quilômetros de Assunção, era até agosto passado a chamada "zona vermelha" da propagação do vírus no país vizinho, ligada ao retorno maciço dos paraguaios devido à queda do emprego em território brasileiro.

Centros logísticos de compras

O anúncio da reabertura parcial das alfândegas segue o documento bilateral assinado pelos dois países na semana passada para criar centros de logística comercial, também para reativar a atividade comercial em suas fronteiras. A esse respeito, o diretor de Migração, Ángeles Arriola, disse que uma missão governamental que viajará terça-feira (22) a Ciudad del Este, separada de Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade, para socializar as medidas e regras de saúde para o funcionamento desses centros. A logística funcionará também em Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, e na vizinha Ponta Porã, assim como em Salto del Guairá, e na cidade limítrofe de Mundo Novo, ambas no sul do estado de Mato Grosso do Sul.

*Com Agência EFE

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90