Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ECONOMIA

Carta do BC sobre razões para inflação ter ficado fora da meta será divulgada nesta tarde


A carta divulgada nesta terça-feira será a sexta escrita por um presidente do Banco Central A carta em que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, detalhará as razões para a inflação ter ficado fora do intervalo da meta em 2021 será divulgada às 16h30 desta terça-feira, informou a autoridade monetária.

Conforme divulgado na manhã desta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminou 2021 em 10,06%. A meta de inflação do período era 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.

Sempre que a inflação fica fora dessa banda, o presidente do BC é obrigado a escrever uma carta pública e endereçada ao ministro da Economia detalhando as razões para o comportamento da trajetória de preços no ano anterior.

A carta divulgada nesta terça-feira será a sexta escrita por um presidente do BC. A última vez em que isso ocorreu foi em 2018, já que no ano anterior a inflação tinha ficado em 2,95%, abaixo do piso de 3% estabelecido na ocasião.

Valor Econômico

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!