Após Barra Torres dizer que aguarda documentos da Saúde sobre autotestes, Queiroga diz que enviará nesta semana

Por Redação em 12/01/2022 às 13:02:22

Presidente da Anvisa, Barra Torres, disse em entrevista que a agência aguarda os documentos da Saúde para liberar os autotestes. Questionado sobre o tema por jornalistas, ministro da Saúde reiterou a previsão de que enviará nos próximos dias. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (12) que o ministério vai enviar ainda nesta semana documentos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a regulamentação de autotestes para Covid.

Queiroga foi questionado sobre o tema por jornalistas na porta do ministério. Em entrevista concedida ao programa “Em Foco”, na GloboNews, o presidente da Anvisa, Barra Torres, disse que a agência está esperando os documentos do Ministério da Saúde para liberar os autotestes.

"Não é simplesmente liberar um autoteste para ser feito em farmácia pelo próprio cliente, pelo próprio cidadão. Ele vem dentro de uma política pública de saúde", afirmou Barra Torres. "No que tange à Anvisa nós não vamos atrasar tão logo recebamos esses documentos do ministério”, concluiu.

Questionado por jornalistas sobre quando os papeis seriam enviados para a Anvisa, Queiroga inicialmente respondeu: "Estamos trabalhando nessa perspectiva".

A pergunta então foi sobre a data. Queiroga afirmou: "Esta semana, com certeza".

Anvisa deve aprovar regras que permitem autoteste de Covid

Na segunda-feira (10), informações de dentro do ministério já davam conta de que o detalhamento da regulamentação seria enviado para a Anvisa nesta semana. Agora, Queiroga reforçou a previsão e se manifestou sobre o papel que os autotestes podem ter na pandemia.

"No momento que precisamos aumentar a capacidade de testagem, a iniciativa privada e cada um dos brasileiros que têm sintomas gripais podem também se somar a iniciativa do governo federal", afirmou o ministro.

Queiroga ressaltou, no entanto, que deve haver um modelo de autotestes que garanta que as pessoas consigam executar o procedimento de forma correta e informar seus resultados para o poder público.

"Desde que a farmárcia que venda apoie os que compram na realização do teste orientando-os para realizar o teste da forma correta e para que sejam informados os dados - caso positivo – ao Ministério da Saúde, é um iniciativa que pode se somar ao esforço do Ministério da Saúde e do poder público de uma maneira geral", completou.

Técnicos da Anvisa têm dito que, assim que os documentos da Saúde chegarem à agência, a liberação dos autotestes deve ser rápida.

VÍDEOS: veja mais notícias de política

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90