Família obtém doações para transferir paciente que aguardava atendimento pelo SUS em MT

Por Redação em 13/01/2022 às 19:04:02

Trabalhador autônomo Cláudio Barbosa aguarda na fila por cirurgia de urgência

Autônomo foi internado na UPA, em estado grave. Após repercussão, familiares e amigos conseguem pagar pela despesa médica na rede privada.


A doação de um empresário e de outros voluntários garantiu a transferência do paciente Cláudio Ferreira Barbosa, 32 anos, para que fosse internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Verdão, em Cuiabá, na quinta-feira (6). Ele aguardava na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma cirurgia de urgência.

Ele está em estado grave e, após a repercussão do caso, o empresário se sensibilizou com a história e resolveu ajudar, o que contribuiu significativamente para que a família e amigos atingissem o valor necessário para o tratamento.

A família e amigos já faziam uma ação solidária, divulgando mensagens entre os grupos e contatos em aplicativos de mensagem, com uma chave Pix para recolher doações.

De acordo com o irmão dele Raimundo Nonato, ele precisa de uma cirurgia de cálculo renal. Com o valor arrecadado, a família conseguiu levá-lo para a rede privada onde está sendo atendido.

"Um empresário, patrão da minha esposa, viu a foto dele e quis ajudar a arrecadar o valor a ser pago", disse o irmão do paciente.

A demora na fila do SUS se deve ao aumento na demanda das unidades de saúde que atendem pacientes de todo o estado e de diferentes especialidades, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Cenário dos hospitais na capital

A rede de saúde pública em Cuiabá atende todo o estado. Os leitos gerais e não Covid-19 estão lotados no Hospital Geral, Hospital do Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Júlio Muller e HMC, de acordo com a secretaria. Na rede privada, esses dados referem-se aos leitos pactuados com o estado.

Ainda segundo a assessoria da secretaria de saúde municipal, os leitos lotados não são para Covid-19. Conforme as vagas são liberadas, os pacientes que aguardam na fila do sistema de regulação são transferidos e atendidos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90