Bolsonaro volta a insinuar que houve fraude na eleição de 2018

Por Redação em 14/01/2022 às 14:36:04

Bolsonaro repetiu que, "se fossem eleições limpas", ele teria sido eleito no primeiro turno O presidente Jair Bolsonaro voltou a insinuar nesta sexta-feira que houve fraude nas eleições de 2018. Em entrevista à rádio Uirapuru Jaguaribana, do Ceará, Bolsonaro, que já admitiu não ter provas dessas acusações, repetiu que, "se fossem eleições limpas", ele teria sido eleito ainda no primeiro turno.

A afirmação foi feita um dia após a divulgação de um relatório da ONG Human Rights Watch que acusou o presidente de ameaçar a democracia no Brasil. Coincide também com o mau desempenho de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de outubro.

Em sua fala, Bolsonaro também fez menção à facada que levou em um evento de campanha em Juiz de Fora (MG), em 2018.

"Quis Deus que, sobrevivendo a uma facada de um integrante do Psol, também conseguisse, sem partido, partido muito pequeno, sem marqueteiro, sem televisão, ganhar umas eleições. Que era para ter ganho no primeiro turno, se fossem eleições limpas no primeiro", afirmou.

Alan Santos/PR

Desde que venceu a eleição, Bolsonaro passou a afirmar que teria vencido em primeiro turno não fossem supostas fraudes nas urnas eletrônicas que ele jamais comprovou. As insinuações se intensificaram no ano passado, o que contribuiu para agravar o conflito do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente, porém, amenizou o tom após a má repercussão das manifestações antidemocráticas de 7 de Setembro, que chocaram o meio político e o colocaram à beira da abertura de um processo de impeachment.

Recentemente, com dificuldade em decolar nas pesquisas, Bolsonaro voltou a criticar o sistema de votação no país. Nesta semana, ele cobrou o ministro do STF Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, para que supere o que classificou como "fragilidades" das urnas eletrônicas.

No relatório divulgado na quinta-feira, a Human Rights Watch afirma que "presidente Bolsonaro tentou enfraquecer os pilares da democracia, atacando o judiciário e repetindo alegações infundadas de fraude eleitoral".

A ONG diz ainda que "as instituições democráticas protejam os direitos ao voto e a liberdade de expressão de qualquer tentativa de subversão do sistema eleitoral ou de enfraquecimento do Estado democrático de Direito e das liberdades fundamentais pelo presidente Jair Bolsonaro".

"Com a proximidade das eleições presidenciais de outubro, o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o Ministério Público Federal, o Congresso e outras instituições democráticas devem permanecer vigilantes e resistir a qualquer tentativa do Presidente Bolsonaro de negar aos brasileiros o direito de eleger seus líderes", afirma a organização.

Pesquisas de intenção de voto de diversos institutos têm indicando a possibilidade de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro turno. Nos últimos dias, Bolsonaro também aumentou a frequência dos ataques ao petista em entrevistas e pronunciamentos em eventos públicos.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90