PGR pede abertura de inquérito por suposta ofensa de Jorge Kajuru ao ministro Gilmar Mendes

Por Redação em 14/01/2022 às 17:36:10

MP diz que é preciso apurar se crĂ­ticas de senador são cobertas pela imunidade parlamentar. Kajuru disse que palestras de Mendes eram 'venda de sentença'; g1 tenta ouvir senador.

A Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que autorize a abertura de um inquérito sobre supostas ofensas feitas pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) ao ministro Gilmar Mendes.

De acordo com o documento, as crĂ­ticas constam em uma entrevista dada por Kajuru à rĂĄdio "Jovem Pan" em 10 de agosto de 2020. Na ocasião, o senador teria dito que palestras realizadas por Mendes seriam "venda de sentença" e usado termos pejorativos para fazer referĂȘncia ao ministro do STF.

O ofĂ­cio assinado pelo vice-procurador-geral da RepĂșblica Humberto Jacques de Medeiros diz que, na entrevista disponĂ­vel em redes sociais, Jorge Kajuru aparece "fazendo graves acusações contra o Ministro Gilmar Mendes, apontando suposta prĂĄtica de condutas criminosas, cuja falsidade poderia caracterizar como caluniosas as acusações".

O g1 entrou em contato com a assessoria de Kajuru e aguarda retorno.

O ministro LuĂ­s Roberto Barroso foi sorteado relator do pedido de abertura de inquérito. Em razão do recesso do JudiciĂĄrio, no entanto, o tema foi redistribuĂ­do para a vice-presidente do STF, ministra Rosa Weber – que pode decidir ou deixar o caso parado até o retorno de Barroso.

A entrevista de Kajuru chegou à PGR ainda em agosto de 2020, em uma notĂ­cia de fato apresentada pelo ministro Gilmar Mendes. No pedido de inquérito, assinado nesta quinta-feira (13), Medeiros diz que é preciso apurar se a conduta do senador estĂĄ protegida pela imunidade parlamentar.

"A natureza dessas declarações implica a possĂ­vel prĂĄtica de infração penal contra a honra, sendo necessĂĄria a elucidação do contexto de tais expressões para a compreensão da sua ligação com o exercĂ­cio do mandato e o seu alcance pela imunidade material parlamentar", afirma o vice-PGR.

No documento em que pede a abertura da investigação, a PGR jĂĄ recomenda medidas iniciais para a apuração:

- a preservação da entrevista transmitida ao vivo pelo Youtube;

- a coleta de depoimentos de Gilmar Mendes e Jorge Kajuru.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90