Casos de síndrome respiratória crescem 135% no Brasil, diz Fiocruz

Por Redação em 15/01/2022 às 11:38:04

A nova edição do Boletim InfoGripe divulgado neste sĂĄbado, 15, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta aumento de 135% nos casos de SĂ­ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo a publicação, a alta atinge todas as faixas etĂĄrias a partir de 10 anos, desde o fim de novembro até o presente momento. Os dados apontam que o aumento é consequĂȘncia da epidemia de gripe, assim como dos novos avanços da Covid-19. Ao todo, 25 das 27 unidades federativas do Brasil apresentaram alta na tendĂȘncia de longo prazo, que considera as Ășltimas seis semanas. O Rio de Janeiro mostra estabilidade nas infecções a longo prazo, mas hĂĄ indĂ­cios de crescimento nas Ășltimas trĂȘs semanas. Por sua vez, Roraima é o Ășnico Estado com estabilidade total dos casos.

O coordenador do estudo, pesquisador Marcelo Gomes, destacou que praticamente todos os Estados registraram sinais de crescimento no nĂșmero de infecções antes das semanas de 26 de dezembro a 1 de janeiro e de 2 a 8 de janeiro. "Deixando claro que tal contexto é anterior às celebrações de final de ano, reforçando a importância dos alertas quanto aos cuidados necessĂĄrios à época. A manutenção da divulgação dos dados durante este perĂ­odo, certamente teria dado melhores condições para a população tomar decisões adequadas ao momento epidemiológico", ressaltou no comunicado, que cita o apagão de dados do Ministério da SaĂșde ocorrido em 10 de dezembro.

O pesquisador também reforçou que o cenĂĄrio de aumento de casos graves de influenza e Covid-19 mostra que os eventos de fim de ano podem ter representado um risco significativo para a população. "Tais dados também deixam claro a importância do cancelamento de grandes eventos de Réveillon por parte das autoridades de diversas localidades, ainda que os dados de notificação estivessem apresentando problemas na sua divulgação".

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90