Tsunami em Tonga causado por um vulcão submarino

Por Redação em 15/01/2022 às 17:38:33

Alertas foram emitidos para o Havaí, Alasca e para a costa do Pacífico dos Estados Unidos Um vulcão submarino entrou em erupção neste sábado próximo ao arquipélago de Tonga, na Oceania, enviando ondas de tsunami que atravessam a costa. Alertas foram emitidos para o Havaí, Alasca e para a costa do Pacífico dos Estados Unidos.

O serviço de meteorologia do Havaí publicou imagens do fenômeno feitas a partir de satélite.

Outra imagem mostra o momento da explosão do vulcão.

Nas redes sociais, moradores locais estão publicando fotos e vídeos de ondas invadindo ruas e casas. Cerca de 105 mil pessoas vivem em Tonga.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico relatou ondas que mediam meio metro em Nawiliwili, Kauai e de 80 centímetros em Hanalei.

Já o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos, uma onda de cerca de 20 centímetros foi observada em Monterey, na Califórnia. Segundo a Associated Press, praias e píeres foram fechados por precaução no sul da região.

Os moradores da Samoa Americana foram alertados sobre um alerta de tsunami por emissoras locais, bem como os sinos da igreja que tocaram em todo o território, já que um sistema de alerta de sirene ao ar livre estava desativado.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90