Gerson Gusmão avalia progresso do Botafogo-PB e confia na equipe pronta para a estreia no Nordestão

Por Redação em 18/01/2022 às 10:16:32

Com dois testes realizados e um agendado, treinador aponta alguns pontos de evolução do time, mas reconhece a necessidade de fazer correções para encarar o Sergipe na estreia pelo regional Dois jogos-treinos disputados, duas derrotas, mas uma rota traçada. É assim que o técnico Gerson Gusmão tem enxergado o progresso físico e tático do Botafogo-PB ao longo da pré-temporada para o ano de 2022. O treinador aponta evoluções e correções já vistas do jogo-treino contra o CSP para o confronto com o Santa Cruz. No entanto, o gaúcho reconhece que é necessário aparar algumas arestas para fazer frente ao Sergipe no próximo dia 26, no Estádio Almeidão, na estreia da equipe na Copa do Nordeste.

Gerson Gusmão espera um Botafogo-PB pronto para desafiar o Sergipe na estreia pela Copa do Nordeste no dia 26

Reprodução / TV Belo

Para Gerson, chegou o momento de o Botafogo-PB definir algumas situações de jogo que foram vistas nos encontros diante de CSP e Santa Cruz. Para o treinador, no duelo desta quinta-feira, contra o Sport-PB, é necessário que o time esteja mais encorpado, sendo a partida mais próxima daquilo que o próprio comandante quer ver nos jogos oficiais da temporada.

— Houve um progresso. E é isto que a gente precisa neste momento: melhorar em relação ao que a gente vem treinando para que nos próximos jogos e, principalmente lá no dia 26, na estreia contra o Sergipe, a equipe esteja num estágio bem acima do que nós estamos hoje. Agora é também fazer mais algumas observações no nosso último jogo-treino, para que, aí sim, a gente tenha uma semana inteira para trabalhar e procurar a melhor maneira de jogar, a maneira que os atletas assimilarem mais rapidamente, porque o nosso tempo é curto, e a gente precisa ter sempre o progresso em termos de entendimento e execução dentro de campo, na atividade, mas principalmente em cima daquilo que o atleta nos dá de retorno, em termos de entendimento, de posicionamento. E, a partir do término do nosso terceiro jogo-treino, a gente vai sentar e procurar definir a situação que entendermos que ficou melhor, para trabalhar e procurar a repetição da formação, para que a gente possa, na estreia, estar num estágio mais avançado — analisou Gerson.

Acompanhe o dia a dia do Belo

Veja quem chega, quem sai e quem fica no futebol paraibano

Confira a lista de amistosos dos times paraibanos de olho em 2022

Com muitas mudanças no plantel comparado ao do ano passado, Gerson Gusmão vai trabalhando o novo grupo botafoguense. Nas experiências de jogo, o time acabou sendo derrotado duas vezes: a primeira foi para o CSP, por 3 a 2, e a segunda foi para o Santa Cruz, pelo placar de 1 a 0. Obviamente, nessas partidas de preparação, os resultados são a parte menos importante.

Botafogo-PB, de Roney, ainda não venceu na pré-temporada

Wellington Faustino / CSP

Apesar disso, nem o comandante, muito menos o elenco, gostam de deixar o campo com dois reveses. E foi justamente isso que Gerson Gusmão tratou de dizer após o segundo tropeço do Belo.

— Claro que o resultado não agradou, nem pode agradar um resultado adverso, mas a gente está buscando essa melhora, e sabíamos que, na preparação curta, nós teríamos esse risco de, talvez, não atingir, num primeiro momento de preparação, resultados positivos dentro dos jogos-treinos, mas eles são necessários justamente pelo processo para condicionar os atletas — explicou o técnico.

No último domingo, o Belo acabou derrotado pelo Santa Cruz

Divulgação / Santa Cruz

Setor bastante criticado em 2021, o ataque do Botafogo-PB tem sido uma área bem explorada por Gerson Gusmão neste início de preparação. O treinador adiantou que está trabalhando com variações para suportar as adversidades dos jogos e assim surpreender os adversários.

— Na parte ofensiva, a gente conseguiu fazer já uma variação em relação ao outro jogo. Trabalhamos uma parte do jogo com dois meias para ver como é que os atletas se comportariam, e a gente tirou as nossas conclusões. Com certeza, vai ser importante para a sequência do trabalho a gente definir e ter opções de variações para poder, durante uma partida ou de uma partida para outra, mudar a maneira de jogar — contou.

Um dos principais reforços do Botafogo-PB para a temporada, Nádson ainda não entrou em campo nos jogos-treinos realizados pelo clube

Reprodução / TV Belo

Outro fator que ainda preocupa o Alvinegro neste início de nova campanha são os jogadores que ainda estão em transição e não participaram dos dois testes. São os casos do volante Everton Heleno, que tem uma inflamação nos pés, do meia Nádson, lesionado no músculo anterior da coxa direita, além do lateral-esquerdo Lucas Gabriel e do atacante Rafael Barros, que ainda estão na fase de recuperação das grave lesões sofridas no ano passado.

Perto da estreia oficial na Copa do Nordeste, que acontece no próximo dia 26, contra o Sergipe, no Estádio Almeidão, o Botafogo-PB vai encerrar a pré-temporada nesta semana, mais precisamente após o jogo-treino diante do Sport-PB, na quinta-feira, no CT da Maravilha do Contorno. Isso porque, depois desse duelo preparatório, o Alvinegro da Estrela Vermelha vai começar a contagem regressiva para entrar de vez na disputa do regional.

Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo/pb

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90