Secretário diz que vacinação de crianças apontada pela AGU de forma irregular foi falha no lançamento de dados em MT

Por Redação em 20/01/2022 às 20:50:54

Relatório divulgado pela Advocacia Geral da União (AGU), aponta que 3.533 crianças e adolescentes tomaram doses de vacina contra a Covid-19. Crianças vacinadas de forma irregular: secretário de Saúde acredita em falha no lançamento

O secretário de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse nesta quinta-feira (20), que é provável que tenha havido uma 'falha no lançamento dos dados no sistema' sobre as mais de 3,5 mil adolescentes e crianças que tomaram vacinas destinadas a adultos no estado.

Um relatório divulgado pela Advocacia Geral da União (AGU), na terça (18) aponta que 3.533 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, tomaram doses de vacina contra a Covid-19.

O secretário disse que é preciso fazer uma análise sobre essas informações, destaca que o sistema está há 30 dias apresentando instabilidade.

"Não acredito que seja crianças vacinadas equivocadamente. Acredito que seja um erro de lançamento. Mato Grosso realizou mais de 5 milhões de lançamentos nesse sistema e como é uma alimentação feita por um ser humano, é passivo de erro. Você digita uma data de nascimento e a idade da pessoa equivocadamente”, disse.

Secretário de saúde de Mato Grosso Gilberto Figueiredo disse que houve uma falha no lançamento dos dados no sistema

Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

Em nota conjunta, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) informam que vão analisar a denúncia apresentada, considerando que os sistemas de informação oficial do Ministério da Saúde estão instáveis há mais de 30 dias.

As instituições dizem ainda que as recomendações da Anvisa para a aplicação das vacinas em crianças encontram-se em nota pública, onde a agência reguladora afirma que “as recomendações não possuem caráter mandatório” e que “são passíveis de ajustes por parte dos estados e municípios”.

Conforme o documento, antes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar a imunização das faixas etárias de 12 a 17 anos, em setembro do ano passado, e de 5 a 11 anos, em janeiro deste ano.

Os números apontados pela AGU foram extraídos da Rede Nacional de Dados da Saúde, na qual estados e municípios são obrigados a registrar informações inseridas em todos os cartões de vacinação.

A análise das faixas etárias de 0 a 11 anos considerou dados de até dezembro de 2021. Já a contabilização dos adolescentes de 12 a 17 anos refere-se até agosto de 2021.

O mesmo erro ocorreu em todos outros estados brasileiros, segundo a AGU. Em todo o Brasil, 57.147 crianças e adolescentes foram imunizados com doses para adultos não autorizadas pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos.

O relatório que reúne esses dados foi assinado pelo advogado-Geral da União, Bruno Bianco, e encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa terça-feira, pedindo que seja feita uma investigação sobre o caso.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90