Doação de sangue cai em período de férias e por casos de gripe em MT e Hemocentro precisa repor estoque

Por Redação em 21/01/2022 às 14:51:34

O estoque atual é considerado delicado devido à queda na doação voluntária nesse período de férias. Aumento de casos de gripe ocasionou a suspensão de coletas externas e desistência de alguns doadores. Doação de sangue caiu

Lucas Cortez

O número de doações de sangue caiu em Mato Grosso no período de férias. O MT Hemocentro, único Banco de Sangue Público de Mato Grosso, afirma que necessita repor o estoque de sangue de todos os tipos.

O estoque atual é considerado delicado devido à queda na doação voluntária nesse período de férias. Além disso, o aumento de casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) ocasionou a suspensão de coletas externas de doações pela equipe do hemobus e desistência de alguns doadores com sintomas gripais.

As coletas de sangue estão ocorrendo somente internamente na única sede do MT Hemocentro, na capital, e com agendamento prévio para o atendimento de 10 pessoas por hora.

Durante o atendimento, a equipe da unidade e os doares comprem rigorosamente as medidas de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19 e outros SRAG.

A doação de sangue deve ser voluntária e gratuita. Ainda neste mês de janeiro, o banco de sangue em parceria com uma equipe do curso de medicina da Universidade de Cuiabá realizará um mutirão, no período de 31 de janeiro até o dia 14 de fevereiro.

A parceria prevê o sorteio de vários brindes, entre os quais estão violões e chapéus doados e autografados por alguns cantores famosos, como Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba; pelo cantor Nando Reis e por Gustavo Lima.

Quem pode doar?

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Agendamento da doação

O agendamento deve ser feito pela internet no site do Hemocentro. O voluntário também pode agendar as doações por telefone, no número (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90