Unidades de saúde suspendem atendimento por médicos terem contraído Covid ou gripe em Cuiabá

Por Redação em 24/01/2022 às 19:31:05

De acordo com a Secretaria de Saúde da capital, alguns médicos também estão de férias e só a equipe de enfermagem está atendendo. Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ribeirão do Lipa

Luiz Alves

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de quatro bairros de Cuiabá suspenderam o atendimento de pacientes, nesta segunda-feira (24), em razão dos médicos terem contraído Covid-19 ou gripe.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informou que está judicialmente proibida de fazer contratações temporárias, mas que já buscou o Ministério Público e o Poder Judiciário para reverter essa imposição.

De acordo com a SMS, além dos profissionais com sintomas gripais, alguns médicos também estão de férias. Com isso, só a equipe de enfermagem está atendendo.

VÍDEO: Médico faz desabafo durante expediente após ouvir paciente reclamar da demora no atendimento: "também estamos ferrados"

Duas unidades de saúde estão com atendimento suspenso em Cuiabá por casos de Covid-19

Com 35 profissionais afastados Policlínica do Coxipó em Cuiabá está atendendo apenas casos graves

Média de consultas diárias em UPAs e Policlínicas de Cuiabá aumenta 233%, diz secretaria

As UBS dos bairros Alvorada, Novo Terceiro, Santa Isabel e Novo Colorado estão sem médicos para realizar as consultas.

Nas unidades do Novo Terceiro e Novo Colorado, os atendimentos estão sendo feitos pelas equipes de enfermagem apenas para testagem de Covid-19 e vacinação.

Na unidade do bairro Santa Isabel, está sendo realizado apenas a testagem da Covid. De acordo com a secretaria, a equipe está atendendo provisoriamente no centro comunitário do bairro devido à uma reforma na unidade de saúde.

Já a UBS do Alvorada não há vacinação, pois a unidade foi recentemente reformada e a sala de vacina ainda está em fase de instalação.

Segundo a secretaria, na unidade do Ribeirão do Lipa, a vacinação está temporariamente suspensa porque as vacinadoras estão afastadas por terem contraído Covid-19.

Sem atendimentos

Com 35 profissionais afastados devido à Covid-19 e com sintomas gripais, a Policlínica do Coxipó, em Cuiabá, chegou a funcionar com apenas um médico, na semana passada. Os atendimentos de casos graves foram priorizados na unidade.

Profissionais no limite

Um médico perdeu a paciência em meio ao expediente de uma unidade de saúde referência em atendimento para a Covid-19, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, após ouvir um paciente ofendendo outros profissionais de saúde do local devido à demora no atendimento, na quinta-feira (20).

Um vídeo gravado por pessoas que aguardavam atendimento mostra o momento em que o médico vai para a parte externa da unidade de saúde e pede paciência aos pacientes, afirmando que os profissionais também estão sobrecarregados.

Luiz Vagner Golembiouski faz desabafo aos pacientes que esperava por atendimento em unidade de saúde

Reprodução

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90