Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Podemos negocia apoio a PSDB para o governo de SP, e integrantes do MBL decidem deixar partido


Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) decidiram deixar o Podemos. A decisão veio após a sinalização do partido de que não apoiaria um novo nome indicado pelo movimento para o governo de São Paulo depois da desistência do deputado estadual Arthur do Val (sem partido), conhecido como "Mamãe Falei". O Podemos já negocia o apoio ao pré-candidato tucano, o vice-governador Rodrigo Garcia.

A retirada da pré-candidatura do deputado estadual Arthur do Val (sem partido) aconteceu após o vazamento de falas de teor sexista do parlamentar.

Entenda a crise provocada pelas falas de Arthur do Val

O deputado virou o pivô de um escândalo depois da divulgação de mensagens com comentários ofensivos sobre as mulheres da Ucrânia, para onde viajou com a justificativa de ajudar vítimas da invasão pela Rússia. O anúncio da retirada da pré-candidatura foi feito por do Val em suas redes sociais.

Em vídeo, Arthur do Val diz que pode deixar pré-candidatura após fala sobre ucranianas

Apesar da saída, o deputado federal Kim Kataguiri afirma que o MBL mantém o apoio à pré-candidatura de Sergio Moro à presidência.

“Deixamos o partido porque sem a candidatura do Arthur ao governo não tem mais sentido estarmos lá. Estamos conversando com o Patriota, o Cidadania e o União Brasil”, afirmou Kataguiri.

Ameaçado de ser expulso do Podemos após a divulgação dos áudios, Arthur do Val se antecipou e pediu a desfiliação. O deputado foi duramente criticado pelos integrantes do partido, inclusive por Sergio Moro, pré-candidato da legenda ao Palácio do Planalto.

VÍDEOS: comentários de Gerson Camarotti

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!