Com "história de vida belíssima", aprovação de Kássio Nunes pelo Senado pode ser unanime, avalia senador

Por Redação em 01/10/2020 às 10:11:36

A possível escolha do desembargador Kássio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), para ocupar a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF) agrada – e muito, o senador Marcelo Castro (MDB-PI). O parlamentar vê com bons olhos a provável indicação do presidente Jair Bolsonaro e acredita que o candidato possui "notório saber jurídico" para ocupar o cargo. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta quinta-feira, 1º, o senador destacou momentos do que ele chama de "belíssima história de vida" do desembargador, reforçando seu apoio à escolha e a total competência de Kássio Nunes para a vaga no Supremo. "[Kássio] é filho de um casal de professores que morava no subúrbio, que pegava ônibus para poder estudar, sempre bom aluno, foi advogado por algum tempo, foi professor universitário. Ele se formou na Universidade do Piauí, fez mestrado na Universidade de Lisboa, doutorado na Espanha e pós-doutorado em direito constitucional na Itália. É uma pessoa que tem um currículo muito amplo e tem dotes de personalidade muito importantes", destaca.

No entanto, neste momento, não há consenso sobre a indicação de Kássio Nunes entre os membros do Senado Federal. Ao mesmo tempo que outros senadores, assim como Marcelo, defendem a indicação, parlamentares questionam se a possível escolha partiu do presidente ou foi fruto de uma influência. Entretanto, de qualquer forma, a decisão ainda não foi formalmente anunciada e, mesmo após oficialmente escolhido, o atual desembargador deverá passar por uma sabatina no Senado. Sobre a possibilidade, Marcelo Castro afirma com tranquilidade que não há motivos para a rejeição do desembargador pelos senadores. "Não tenho a menor dúvida que passaria com tranquilidade. Ele tem uma história de vida belíssima, é uma pessoa muito equilibrada, é um conciliador sem deixar de ser uma pessoa de caráter reto e de princípios. Se o presidente escolha uma pessoa que tem essas qualidades, o Senado vai fazer o que? É necessário que o Senado tenha algum passado que o desqualifique [para o cargo], mas não é o caso de Kássio. Toda sua história o credencia para ser ministro do Supremo."

Leia também

Possível escolha de desembargador para vaga de Celso de Mello divide senadores

Thaís Oyama: Cotado para STF foi apresentado a Bolsonaro pelo deputado Hélio Lopes

Desembargador do TRF-1 é nome favorito de Bolsonaro para o STF

Ao ser questionado sobre qual seria a posição dos senadores caso a escolha seja de uma pessoa mais conservadora, Marcelo Castro afirmou que, embora seja "difícil prever", acredita que o Senado Federal apresentaria objeções apenas se "na trajetória de vida tenha alguma coisa que traga alguma dúvida", reforçando novamente os pontos positivos da carreira do desembargador. "O Dr. Kássio tem uma história de vida sem traumas, conflitos. É uma pessoa bem relacionada que labutou desde cedo pela vida e cresceu por causa da sua luta. Tem uma vida limpa, correta, é um homem de caráter. O Senado ficaria contra ele por quê? Se ele foi um bom professor, um bom estudante, então não há um fator determinante [para a rejeição]. Acho que pelo que conheço do Senado, ele passaria com unanimidade", afirmou.

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90