Xangai começa a reabrir, mas covid-19 se espalha para outras cidades da China

Por Redação em 17/05/2022 às 10:00:37

Xangai começou a reabrir depois de seis semanas de lockdown. A cidade liberou nesta segunda-feira o funcionamento de estabelecimentos comerciais como shoppings centers, lojas de conveniência e farmácias.

A liberação ocorreu após a cidade registrar o fim da transmissão comunitária da covid-19 em 15 de seus 16 distritos. Segundo o governo chinês, dos mais de 24 milhões de habitantes da cidade, apenas 1 milhão ainda estão sob regime de lockdown. O centro de epidemiologia da China acredita que a nova onda da doença em Xangai está controlada.

Apesar das flexibilizações, Xangai registrou um total de 823 infecções na segunda-feira e 938 no domingo. Muitas restrições ainda permanecem e os moradores devem apresentar um passe para sair de sua casa. Só é permitido que uma pessoa por família saia durante um horário marcado para fazer compras de supermercado.

Apesar dos resultados positivos no centro financeiros da China, outras cidades do país começam a viver novo surto, caso da cidade portuária de Tianjin. Segundo a emissora local CCTV, a nova onda de casos foi causada pela infecção de um trabalhador em uma instalação de armazenamento de congelados.

Até o momento, a cidade de 14 milhões de habitantes registrou 28 novos casos de covid-19 e a administração do distrito local já disse que vai isolar algumas áreas da região.

Outra área da China que vive novo surto da doença é a cidade de Guang"an, na região de Sichuan, onde foram registrados mais de 400 novos casos de covid-19.

Andy Wong/AP

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90