Comissão da Câmara convida Guedes para explicar possibilidade de reajuste a forças de segurança

Por Redação em 17/05/2022 às 16:01:34

Ministro da Justiça afirmou à Comissão de Segurança, há uma semana, que reestruturação das carreiras depende da Economia. Deputados falam em convocar Guedes caso ele não compareça. O ministro da Economia, Paulo Guedes

Wilton Junior/Estadão Conteúdo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17) um convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que ele explique a possibilidade de reajuste salarial para agentes de segurança.

O pedido se baseia em uma declaração do ministro da Justiça, Anderson Torres, feita na semana passada para a mesma comissão. Torres afirmou que as propostas de reajuste das categorias estavam sendo analisadas pelo Ministério da Economia.

O pedido de convocação foi apresentado pelo deputado Luis Miranda (Republicanos-DF).

Nas últimas semanas, sindicatos e associações ligadas às carreiras de segurança têm cobrado posição do governo Jair Bolsonaro sobre o tema. Veja exemplo no vídeo abaixo:

Delegados da Polícia Federal manifestam indignação com descumprimento de reajuste de Bolsonaro

"Tendo em vista que há previsão orçamentária, já aprovado no Congresso Nacional para atender esses agentes, é necessidade o comparecimento do ministro da Economia", apontou Miranda. "O ministro da Justiça atribui a morosidade ou a trava da reestruturação e aumento ao ministro da Economia."

O deputado concordou com a mudança de convocação em convite, o que permite maior flexibilidade ao ministro para apontar uma data para seu comparecimento.

O presidente da comissão, Aluisio Mendes (PSC-MA), estabeleceu um prazo de duas reuniões da comissão para a ida do ministro. Caso Guedes não responda ao colegiado, os deputados podem aprovar uma convocação – neste caso, a presença do ministro se torna obrigatória.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90