Viagens ajudam a embalar PIB do 1º trimestre de 2022, apesar do susto da ômicron; entenda

Por Redação em 02/06/2022 às 10:45:07

A economia cresceu no período 1% em relação ao quarto trimestre do ano passado Mesmo com a explosão de casos de covid-19 em janeiro, a disposição dos brasileiros em viajar no início do ano ajudou a embalar o desempenho da economia no primeiro trimestre.

A economia cresceu no período 1% em relação ao quarto trimestre do ano passado e o principal motor deste avanço foi o setor de serviços, que também teve alta de 1%.

Entre os segmentos que compõem os serviços, o dos transportes cresceu 2.1%.

"Houve aumento do transporte de cargas relacionado ao aumento do e-commerce no país nesse período e dos passageiros, principalmente pelo aumento das viagens aéreas, outra demanda represada na pandemia", disse da manhã testa quinta-feira a coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Pexels

No final do ano passado o número de casos e de mortes por covid-19 havia entrado em uma fase de baixa e muitas famílias contrataram viagens para o início do ano, compensando um período de quase dois anos de restrições e preocupações mais agudas com a pandemia.

Em janeiro, no entanto, veio um susto: uma disparada principalmente no número de casos provocada pela rápida disseminação da variante ômicron.

Mas no balanço do trimestre os números revelaram uma alta significativa dos serviços de transportes.

Em março, a demanda por passagens aéreas no Brasil simplesmente dobrou em relação ao mesmo mês do ano passado e fez com que o Brasil aparecesse como o país que deu o maior salto nesse quesito entre os países listados em uma comparação feita pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Os EUA ficaram em segundo.

Além dos transportes, muitas atividades de serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação, também tiveram alta importante, de 2,2%. Assim como as viagens, esses segmentos de serviços presenciais estavam com demanda reprimida e tiveram espaço para crescer nos primeiros meses do ano.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90