Quem era João Paulo Diniz

Por Redação em 01/08/2022 às 00:49:52

João Paulo Diniz, um dos seis filhos do empresário Abílio Diniz, morreu neste domingo aos 58 anos em Paraty, cidade do Estado do Rio de Janeiro. João Paulo sofreu um infarto, segundo informação do site "g1", do Grupo Globo. Além de empresário, João Paulo também era conhecido como um apaixonado pelo esporte.

João Paulo era presidente da Pacto Pelo Esporte, iniciativa entre patrocinadores que busca ajudar entidades do setor a adotarem uma gestão profissional no esporte.

João Paulo Diniz e Juraci Moreira após evento esportivo nesse fim de semana em Parati, em imagem extraída do Instagram

Reprodução: Instagram

Na última quarta-feira (27 de julho), João Paulo havia anunciado o lançamento da SIGA Latin America, expansão continental de uma coalizão mundial de integridade no esporte.

O objetivo é promover transparência, integridade e boa governança em projetos no esporte brasileiro.

O empresário começou a praticar triatlo em 1986 e participou de mais de 20 maratonas desde o início dos anos 1990. Em publicação nas redes sociais no ano passado, o empresário postou um vídeo onde prestava homenagem aos ciclistas.

“Hoje é o Dia Mundial da Bicicleta, uma das minhas grandes paixões no esporte. Além disso, é um meio de transporte sustentável e que ajuda nosso planeta. A todos os ciclistas, meus parabéns. Somos apaixonados pelas duas rodas com muito orgulho!”.

A última participação esportiva de João Paulo ocorreu neste fim de semana. Em suas redes sociais, o triatleta Juraci Moreira disse que ele e João Paulo participaram e concluíram uma competição no Saco de Mamanguá, em Paraty.

"Nadamos e remamos por 13 km no maravilhoso cenário do Saco do Mamanguá… minha dupla @joaopaulodinizoficial mandou bem demais e se tivesse a categoria + 100 anos a gente tava no pódio kkk 43 anos meus e 58 anos do João… prazer estar ao seu lado JP… ", escreveu Juraci em sua conta no Instagram.

Como empresário, João Paulo deu início ao caminho formando-se em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e começou a vida profissional como trainee no grupo Pão de Açúcar, empresa na qual trabalhou por cinco anos, na área de Planejamento.

A rede de supermercados foi fundada por seu avô, Valentim, mas foi nas mãos de seu pai, Abílio, que os negócios ganharam grande dimensão.

Após passar pelos negócios da família, João Paulo passou a dirigir seus próprios negócios.

Atualmente, tinha uma empresa de investimentos nos setores de academias, restaurantes, tecnologia, imobiliário e de mobilidade.

João Paulo também apareceu no noticiário em dois episódios marcantes.

Em novembro de 1997, o empresário estava em seu automóvel na região dos Jardins, em São Paulo, quando foi abordado por uma pessoa que supostamente vendia flores, mas que teria mostrado um revólver e anunciado um assalto.

Três seguranças do empresário, que estava em outros veículos, atiraram no homem, que morreu no local. Dois de seus seguranças saíram feridos.

Em 27 de julho de 2001, João Paulo sofreu um acidente de helicóptero na praia de Maresias, no litoral de São Paulo, que resultou na morte de sua namorada na época, a modelo Fernanda Vogel, e o piloto da aeronave. O copiloto e João Paulo sobreviveram à queda e nadaram por mais de dois quilômetros até a praia.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90