Bombardeio em área residencial deixa 12 mortos na 2ª maior cidade do Azerbaijão

Por Redação em 17/10/2020 às 02:27:23

Governo azeri acusa Armênia pelo ataque em Ganja, que deixou ainda mais de 40 feridos. Episódio de violência é mais após a escalada da tensão entre os dois países por causa da disputa pelo território de Nagorno-Karabakh. Equipes de resgate buscam vítimas de bombardeio na cidade de Ganja, a segunda maior do Azerbaijão, neste sábado (17)

Umit Bektas/Reuters

O governo do Azerbaijão informou neste sábado (17) que 12 civis foram mortos e mais de 40 ficaram feridos na cidade de Ganja, a segunda maior do país, em um bombardeio feito pela Armênia. Segundo o Azerbaijão, dois projéteis atingiram edifícios residenciais. O governo armênio não se manifestou.

Jornalistas da agência de notícias AFP flagraram um prédio destruído pelo míssil. Por volta das 3h, vizinhos fugiam da área aos prantos, alguns de pijama.

"Estávamos dormindo. As crianças estavam vendo TV", contou Rubaba Zhafarova, de 65 anos, em frente à sua residência, destruída. "Todas as casas dos arredores foram destruídas. Muita gente está sob escombros. Alguns estão mortos."

ENTENDA: Confrontos entre Armênia e Azerbaijão envolvem disputa territorial antiga no Cáucaso; saiba mais

Dezenas de socorristas trabalhavam no local em busca de sobreviventes. Segundo moradores, mais de 20 pessoas viviam na área atingida. Um vizinho disse ter visto um menino, duas mulheres e quatro homens serem retirados dos escombros.

O governo do Azerbaijão acusa a Armênia de ter bombardeado a cidade de Ganja neste sábado (17)

Umit Bektas/Reuters

Hikmat Hajiyev, conselheiro do presidente azeri, Ilham Aliyev, informou no Twitter que, "segundo as primeiras informações, mais de 20 residências foram destruídas".

Uma autoridade do Azerbaijão afirmou que um segundo míssil atingiu uma área industrial de Ganja ao mesmo tempo, mas não deu detalhes. A cidade, de mais de 300 mil habitantes, foi atingida no último domingo por outro míssil, que deixou 10 mortos.

Jornalistas da AFP em Mingecevir, a uma hora de Ganja, afirmaram terem ouvido uma explosão que fez os imóveis tremerem por volta do mesmo horário. A cidade é protegida por um sistema antimísseis, pois abriga uma represa estratégica. Não se sabia se os mísseis foram destruídos em pleno voo ou se atingiram a cidade.

O Ministério da Defesa azeri limitou-se a informar que Mingecevir foi alvo de um ataque, sem dar detalhes.

5 pontos para entender os confrontos entre Armênia e Azerbaijão

Confrontos em Nagorno-Karbakh

O bombardeio deste sábado é mais um episódio de violência após a escalada de tensão entre os dois países por causa da disputa pelo território de Nagorno-Karabakh, uma região separatista que fica no Azerbaijão, mas é de maioria étnica armênia.

Nagorno-Karabakh é um território povoado principalmente por armênios. A região declarou independência do Azerbaijão pouco antes da queda da União Soviética. Esse movimento deflagrou uma guerra que causou 30 mil mortes e centenas de milhares de refugiados de ambos os lados na década de 1990.

Desde então, Baku acusa a Armênia de ocupar seu território e os confrontos armados são recorrentes.

Os confrontos atuais são os mais sérios desde 1994. Após quase 30 anos de impasse diplomático, o presidente do Azerbaijão, Ilham Alyev, prometeu retomar o controle deste território, inclusive à força, se necessário.

Os países se acusam mutuamente pelos conflitos deste ano, que já causaram mais de 600 mortes.

Mapa República de Nagorno-Karabakh

Alexandre Mauro/G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90