Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Onças que estão vivendo próximas ao Horto Municipal de Uberaba devem ser capturadas na próxima semana, diz Prefeitura


Decisão foi tomada neste sexta-feira (16). Os animais serão levados para uma área de preservação. Câmeras de vigilância flagram presença de onça-parda no Horto Municipal em Uberaba

Prefeitura de Uberaba/ Divulgação

A onça-parda adulta e um filhote do animal, que estão vivendo próximas ao Horto Municipal de Uberaba devem ser capturadas na próxima semana, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam). Após serem capturados, os animais serão levados para uma área de preservação.

A ação foi decidida nesta sexta-feira (16), em reunião entre a equipe da Semam e o professor de medicina veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), André Luiz Quagliatto Santos, onde analisaram o perímetro da área do Horto Municipal e as estratégias para capturar o animal.

Mesmo sendo responsável pelo Horto, a Semam precisou informar a situação ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), que realizou a indicação do professor da UFU.

"Estamos fazendo o monitoramento dos animais e instruímos os servidores quanto à questão da segurança, no sentido de se preservarem, e acompanhando os órgãos responsáveis até que os felinos sejam encaminhados para o local apropriado, que é uma área de preservação estadual ou federal", explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata.

Em relação à captura, o biólogo Paulo César, que acompanha a situação, explicou que a armadilha deve estar pronta a partir da próxima semana. "Havendo sucesso na captura, os animais serão transportados para Uberlândia, passarão por uma bateria de exames e serão destinados conforme orientação do IEF e do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], que são os que gerem a fauna no Brasil."

Entenda o caso

No dia 8 de outubro o MG1 mostrou que uma onça-parda adulta e um filhote foram vistas próximas ao perímetro urbano de Uberaba, na região do Horto Municipal.

O filhote foi encontrado pelo sistema de vigilância, enquanto realizava uma caminhada. Em seguida, alguns vigias avistaram a mãe que, de acordo com o biólogo Paulo César, está magra e debilitada.

"Causou um pouco de estranheza o filhote estar sem a mãe. Depois, houve um contato visual dos vigias com a mãe, que aparentemente está um pouco magra, debilitada e por isso está aparecendo menos", explicou o biólogo.

Após detectar a presença dos animais, os responsáveis entraram em contato com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que são responsáveis pelo manejo da fauna, para poder criar uma estratégia para capturar o animal.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!