China aprova lei para restringir exportações sensíveis e permite retaliações aos EUA

Por Redação em 18/10/2020 às 19:44:22

A China aprovou neste sábado, 17, uma nova lei restringindo exportações sensíveis para proteger a segurança nacional. A medida permite retaliações aos Estados Unidos em meio à tensão crescente entre os dois países envolvendo comércio e tecnologia. O texto entra em vigor no dia 1º de dezembro para todas as empresas chinesas. A lei determina que o país asiático pode tomar "ações recíprocas" em relação a nações ou regiões que abusam dos controles de exportação e ameaçam sua segurança e interesses nacionais.

Leia também

Coronavírus tornou-se um vírus político entre países e até dentro do Brasil

Países que integrarão próximo Conselho dos Direitos Humanos são eleitos

FMI prevê recessão 'menos severa' no PIB de 2020 por causa da China

Os controles de exportação se aplicarão a produtos civis, militares e nucleares, assim como bens, tecnologias e serviços relacionados à segurança nacional. Uma lista dos itens impactados será publicada "em tempo hábil" em conjunto com os departamentos correspondentes. Empresas e indivíduos que colocarem em risco a segurança nacional por meio da violação da nova lei podem ser alvo de acusações criminais. Exportação de itens sem permissão, por exemplo, pode ser punida com multas de 5 milhões de yuans, cerca de U$ 746,5 mil, ou até 20 vezes o valor comercial da transação ilegal. As sanções se aplicam também a pessoas fora da China.

A nova lei aumenta o número crescente de regras regulatórias da China que permitem que ela atue contra países como os Estados Unidos. Com isso, reforça também a incerteza do acordo de venda do aplicativo TikTok pela chinesa ByteDance para a empresa americana Oracle Corp. Em agosto, a China adicionou tecnologias, incluindo reconhecimento de voz, análise de texto e recomendação de conteúdo, para sua lista de exportações regulamentadas. Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, determinou que a ByteDance vendesse suas operações TikTok nos Estados Unidos para uma empresa norte-americana. Caso contrário, o serviço seria bloqueado no país.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90