Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Banco Central aprova figura de iniciador de transação de pagamento


Por meio do serviço, consumidor dá uma ordem para que instituição financeira realize o pagamento diretamente ao lojista com débito em conta, eliminando intermediários. Banco Central aprova figura de iniciador de transação de pagamento

Reprodução/JN

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (22) que aprovou a constituição de uma nova modalidade de instituição de pagamento, denominada iniciador de transação de pagamento.

Segundo o BC, o serviço consiste "em uma transação de pagamento ordenada pelo usuário final, relativamente a uma conta de depósito ou de pagamento, comandada por instituição não detentora da conta".

Na prática, o consumidor dá uma ordem para que a instituição em que é correntista realize o pagamento diretamente ao lojista, sem a necessidade de acessar o aplicativo, com débito em sua conta de depósito ou de pagamento. Ou seja, intermediários, como cartão de crédito, são eliminados.

Serviço na prática

Um exemplo dado pelo BC é o de pedido de comida por aplicativo. Em uma operação tradicional, o cliente teria de pagar pelo próprio app ou utilizar o cartão ao receber o pedido.

Com a nova modalidade, o aplicativo poderá conectar o consumidor a um único iniciador de transação de pagameno e ele poderá solicitar à instituição financeira que transfira o recurso diretamente para a conta do restaurante.

Em nota, o BC defendeu que a nova instituição permitirá a ampliação da abrangência do open banking e informou que, pelo baixo risco associado à atividade de iniciação de pagamento, a instituição que prestar serviço exclusivamente nessa modalidade terá um processo de autorização para funcionamento próprio e mais rápido.

O BC disse ainda que qualquer instituição iniciadora de transação de pagamento poderá comandar uma transação do PIX — sistema de pagamentos instantâneos que começará a funcionar em novembro — em qualquer instituição detentora de conta de depósito ou de pagamento.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!