Tarcísio anuncia ex-assessor de Guedes para secretaria da Fazenda e chefes das Polícias Civil e Militar

Por Redação em 13/12/2022 às 13:38:14

Também foi confirmado o nome de Wagner Rosário, atual ministro da Controladoria-Geral da União, para o cargo de Controlador-Geral do Estado. Tarcísio anuncia ex-assessor de Guedes para Secretaria da Fazenda e chefes das Polícias Civil e Militar

Divulgação/Vinicius Rosa

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito de São Paulo, anunciou nesta terça-feira (13) mais seis nomes de integrantes do novo governo, que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023.

Com os novos integrantes, chega a 21 o número de secretários anunciados por Tarcísio, além dos escolhidos para empresas e autarquias estaduais.

Entre os anunciados está o economista Samuel Kinoshita para ocupar o cargo de Secretário Estadual de Planejamento e Fazenda. Ele foi assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes de 2019 a 2021, e é membro do conselho fiscal do Banco do Brasil desde 2020.

Samuel é graduado em economia pelo Insper, mestre em economia pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) e mestre em estatística pela Columbia University (Nova Iorque). Trabalhou em gestão de investimentos e consultorias econômicas, como BTG Pactual, Kapitalo Investimentos, Bozano Investimentos e Ideias Consultoria.

“O Samuel foi da equipe do Paulo Guedes, nos acompanha desde o início da nossa campanha e esteve no desenvolvimento do nosso Plano de Governo. A secretaria vai envolver as áreas de Planejamento, Orçamento, Receita e Tesouro”, destacou Tarcísio de Freitas.

Wagner de Campos Rosário comandará a Controladoria Geral do Estado de SP. Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) desde junho de 2017, é graduado e pós-graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, e é mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha).

Foi o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da instituição.

Tarcísio anuncia novos nomes de sua equipe

Divulgação/Vinicius Rosa

Polícia Civil e Polícia Militar

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves será Secretário-Executivo da SSP. Atual delegado Geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Nico iniciou a carreira como investigador de Polícia e, em 1992, se tornou delegado de Polícia.

Ele fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil e foi o primeiro delegado de polícia piloto desta unidade especializada. Criou o grupo antibombas, no Garra. Em 2019, tornou-se o primeiro Diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE).

O delegado Artur José Dian foi escolhido para ser o Delegado-Geral da Polícia Civil de São Paulo. Ele ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo em 1993 no cargo de investigador de Polícia.

Exerceu funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP), na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos, no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/Garra-Deic e na Delegacia de Extorsões.

No início de 2022, passou a exercer a função de Delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Operações Especiais/DOE e, em maio desde ano, nomeado Delegado de Polícia Diretor do DOPE.

Para o Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi nomeado o coronel da PM Cássio Araújo de Freitas. Ele é bacharel, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Atualmente comanda o Policiamento Metropolitano, que abrange 38 municípios.

Coronel Henguel Ricardo Pereira foi nomeado como Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil. Pós-graduado em Engenharia Civil e formado em Direito, ingressou na Polícia Militar em 1989.

Cursou mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar. Também chefiou a Defesa Civil e integrou o Comando de Policiamento de Choque, o Corpo de Bombeiros e a Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública, exercendo o Comando de Policiamento de Área 3 – Zona Norte.

Outros nomes

Os novos secretários anunciados pelo governo de transição: Caio Paes de Andrade (Gestão e governo Digital), coronel Sérgio Codelo (DER), Lais Vita (Comunicação) e Lucas Ferraz (Relações Internacionais).

Montagem/g1/Divulgação

No dia 6 de dezembro, a equipe de transição do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), divulgou quatro nomes de integrantes do novo governo, que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023.

Entre os anunciados pelo coordenador da transição, Guilherme Afif Domingos, estão três novos secretários: Caio Paes de Andrade, atual presidente da Petrobras, que comandará a pasta de Gestão e Governo Digital, Lucas Ferraz, na Secretaria de Assuntos Internacionais e a jornalista Lais Vita na Secretaria Especial da Comunicação.

O coronel Sérgio Codelo comandará o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Veja abaixo os nomes que já foram anunciados:

Educação: Renato Feder

Saúde: Eleuses Paiva (PSD)

Casa Civil: Arthur Lima

Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes: Natália Resende

Governo: Gilberto Kassab (PSD)

Segurança Pública: Guilherme Muraro Derrite (PL)

Turismo: Roberto de Lucena (Republicanos)

Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade

Comunicação: Laís Vita

Assuntos Internacionais: Lucas Ferraz

Projetos e Investimentos: Rafael Antônio Cren Benini

Procuradoria Geral do Estado: Inês Coimbra

Instituto Butantan: Esper Kallás

Departamento de Estradas de Rodagem (DER): Coronel Sergio Codelo

Projetos e Investimentos: Rafael Benini

Os nomes já anunciados por Tarcísio de Freitas para compor o secretariado de 2023: Renato Feder (Educação), Eleuses Paiva (Saúde), Arthur Lima (Casa Civil), Natália Resende (Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes), Gilberto Kassab (Governo), Guilherme Muraro Derrite (Segurança Pública), Roberto de Lucena (Turismo), Caio Paes de Andrade (Gestão), Lais Vita (Comunicação) e Lucas Ferraz (Assuntos Internacionais).

Montagem/g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90