Aulas presenciais do Ensino Fundamental devem retornar em Fortaleza em 3 de novembro, diz sindicato

Por Redação em 26/10/2020 às 16:28:27

Professores serão testados para Covid-19 a partir de terça-feira (27), conforme o Sindicato das Escolas Particulares de Fortaleza. As aula do Ensino Médio em Fortaleza devem voltar a ocorrer de forma presencial em 3 de novembro, segundo afirmou nesta segunda-feira (26) o Sindicato das Escolas Particulares. Conforme o sindicato, os professores serão testados para Covid-19 a partir de terça-feira (27).

A decisão ocorre um dia após o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciar o decreto que autoriza o retorno das aulas para estudantes do 3º ao 8º ano. A determinação é válida para 44 cidades da Macrorregião de Fortaleza. (Veja lista abaixo.)

As salas devem ter limitação de 35% da capacidade de alunos, na Região de Saúde de Fortaleza. Aulas de cursos preparatórios para o Ensino Médio também podem ser retomadas, e a capacidade de alunos da Educação Infantil foi ampliada para 75%.

O município de Fortaleza e os municípios da Região de Saúde de Fortaleza permanecem na Fase 4 do processo de abertura das atividades econômicas. O Ceará segue em isolamento social pelo menos até o próximo dia 1º de novembro.

As aulas, já liberadas, do 1º, 2º e 9º anos do Ensino Fundamental, passam a 50% da capacidade de atendimento.

Já as aulas presenciais em universidades e nas escolas da rede de ensino público e privado do estado permanecem vedadas.

Séries liberadas para aulas presenciais em Fortaleza e macrorregião de saúde:

1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (até 50% da capacidade)

3º ano do Ensino Médio e Educação Profissionalizante (até 50% da capacidade)

Educação de Jovens e Adultos (EJA) (até 50% da capacidade)

3º ao 8º anos do Ensino Fundamental (até 35% da capacidade)

cursos preparatórios para o Ensino Médio (até 35% da capacidade)

Educação Infantil (75% da capacidade)

As aulas presenciais foram suspensas no Ceará em março deste ano, no início da pandemia, e autorizadas a retomar em 1º de setembro, para turmas do ensino infantil.

Estudantes em retorno a aula em escolas particulares de Fortaleza

Camila Lima/SVM

O documento também proíbe o comércio ambulante, em bancas ou estrutura provisória, de bebidas alcoólicas. E, como adiantado pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (23), eventos festivos em ambientes fechados. A capacidade máxima de eventos sociais, festas e shows permitidos permanece para 100 pessoas.

Permanece, ainda, a proibição de funcionamento de bares e clubes.

Municípios do interior

Todos os municípios do interior do Ceará se encontram na Fase 4 da abertura econômica.

Pelo novo decreto, nos municípios da Região de Saúde Norte, do Sertão Central, do Litoral Leste/Jaguaribe estão proibidas as seguintes atividades:

Comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas;

Transporte aquaviário para passeios turísticos;

Aulas presenciais em universidades e nas escolas da rede de ensino público e privado

Funcionamento de bares e clubes

As atividades já autorizadas anteriormente continuam liberadas.

Já na Região de Saúde Cariri ficam vedados:

Comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas;

Realização de eventos;

Realização de espetáculos e transporte aquaviário para passeios turísticos;

Aulas presenciais em universidades e nas escolas da rede de ensino público e privado

Funcionamento de bares, cinemas, teatros e clubes.

Ensino público

Apesar de autorizadas as aulas, a Prefeitura de Fortaleza já havia anunciado, no último dia 30 de setembro, que atividades presenciais nas escolas municipais não devem voltar em 2020. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Educação (SME).

"Já temos um trabalho que vem sendo realizado desde março, com protagonismo dos professores, e esses materiais com acesso de dados vai contribuir para uma interação mais contínua, com a proposta de continuar o ensino remoto", declarou a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

Após o anúncio do governador Camilo Santana de que a oferta de aulas presenciais seria ampliada em 1º de outubro deste ano para mais séries nas escolas da macrorregião de Fortaleza, o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, declarou que estava realizando um estudo para avaliar um "retorno responsável" das escolas estaduais.

A volta das aulas na rede pública do estado ainda não tem previsão.

Macrorregião de Fortaleza

Além da capital, a macrorregião inclui Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Assista às principais notícias do Ceará resumidas em um minuto:

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90