A escola e os estudos no "Novo normal"

Por Redação em 27/10/2020 às 15:39:29

Como encarar os desafios da vida escolar e o período pós-pandemia Com o isolamento social, muitos trabalhadores adotaram o regime home office e precisaram reinventar a sua própria relação com o trabalho. Há quem defenda que a pandemia foi um divisor de águas. Num futuro não distante, por exemplo, as escolas públicas adotarão no modelo de ensino.

"Essa nova cultura compulsória implantada pelo momento pandêmico, sem dúvidas, impõe um grande desafio para as gestões públicas, ao mesmo tempo que abre perspectivas para se investir em modelos híbridos - presencial e virtual do ensino", observa o secretário Rodolfo Gaudêncio, da Educação Municipal de Campina Grande.

Na prática, quer dizer que professores e alunos deverão se adaptar com as novas formas de aprender e ensinar, em um sistema de aulas presenciais, online e por videoaulas.

Educação durante a pandemia

Divulgação/Codecom

Além da saúde pública, as mudanças provocadas pelo novo coronavírus apresentaram desafios aos educadores. Neste ano, muitas escolas começaram a adotar aulas online, como forma de evitar aglomerações em creches e escolas, bem como a propagação do vírus entre as pessoas.

A modalidade de ensino a distância (EAD) já faz parte da realidade de jovens e adultos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Por outro lado, as creches municipais de Campina Grande passaram a adotar essa forma de ensino no período da pandemia.

Educação durante a pandemia

Divulgação/Codecom

Além dos trabalhos de rotina, os professores passaram a gravar videoaulas e utilizar outras plataformas de ensino e aprendizagem, compartilhando com todos os alunos da rede municipal de ensino. Por causa disso, é necessário considerar essas transformações na educação para 2021, já que o futuro prevê essa mistura do ensino presencial com o online.

As escolas e creches municipais também têm adotado reuniões virtuais, o que obedece aos protocolos e medidas sanitárias cobradas neste contexto de pandemia. Para o período pós-pandemia, é previsto que esses novos formatos sejam expandidos pelo poder público.

Educação durante a pandemia

Divulgação/Codecom

Essas transformações exigem um esforço por parte dos profissionais da educação, com treinamentos e capacitação na área das tecnologias de informação e comunicação. Os alunos, por sua vez, crescem e evoluem neste contexto tecnológico. Percebe-se, assim, que a pandemia cobra uma reorganização e adaptação da educação brasileira para os próximos anos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90