Hogwarts Legacy: conheça o polêmico fenômeno que tomou a Twitch

Por Redação em 09/02/2023 às 05:28:18

Jogo da franquia de Harry Potter carrega polêmica desde antes do lançamento Recheado de polêmicas, Hogwarts Legacy virou febre na Twitch nos últimos dias e tomou o lugar cativo até de jogos de esports em lives. Apesar do lançamento estar previsto para o dia 10 de fevereiro, usuários que fizeram aquisição da versão Deluxe tiveram acesso antecipado de 72 horas ao mundo bruxo. Foi assim que o jogo de RPG foi destaque nas lives de Victor "Coringa", da LOUD, Leonardo "frttt", da Team Liquid, e Leo "ziGueira", campeão mundial de Rainbow Six Siege.

As polêmicas que o jogo carrega envolvem a escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Núcleos de "ex-fãs" e grupos de defesa dos direitos LGBTQIA+ organizam boicote às novas obras da franquia, incluindo Hogwarts Legacy.

Hogwarts Legacy se passa no mundo bruxo de Harry Potter

Divulgação/WB Games

+ FURIA contrata skatista Lua Vicente e lança projeto

+ Valorant: família de atleta da Fnatic fica soterrada após terremoto na Turquia

+ CS:GO: donos da IHC, algoz de brasileiros, são presos por fraude

Sucesso e recorde na Twitch

O novo jogo da WB Games tem sido um fenômeno de crítica e público mesmo antes de ser lançado, apesar dos movimentos e campanhas de boicote ao jogo. Em seu primeiro dia de lançamento, para aqueles que compraram a versão Deluxe do jogo, Hogwarts Legacy chegou a marca de 1.2 milhão de jogadores simultaneamente na plataforma Twitch.

Segundo o Stream Charts, o pico exato do jogo foi de 1.269 mil.317 espectadores ao mesmo tempo

Divulgação/Dexerto

Esse foi o maior número de espectadores simultâneos em um jogo single-player na plataforma. Diferente de outros jogos famosos como League of Legends ou Counter Strike: Global Offensive, o Hogwarts Legacy não permite interação online ou offline com outros jogadores. O jogo da franquia de Harry Potter bateu o recorde de Cyberpunk 2077, um jogo single-player da CD Projekt RED, lançado em 2020. Cyberpunk 2077 havia conseguido chegar a marca de 1.1 milhão de espectadores simultâneos em novembro de 2020.

Parte desse sucesso se dá por conta da forte ligação que as antigas obras do jogo criaram com um público gigantesco. Diversas personalidades do mundo dos jogos eletrônicos já se manifestavam sobre o desejo de jogar o Hogwarts Legacy. Figuras conhecidas como Coringa, da Loud; Ale Apoka, da Tribo do Gaules; Yoda, ex-jogador de LoL; e os streamers Yayah, Alanzoka e Cellbits são alguns dos nomes que já jogaram e estão fazendo live do Hogwarts Legacy em seu lançamento antecipado.

Polêmicas e boicote envolvendo J. K. Rowling

A escritora britânica J. K. Rowling já produziu diversos livros, mas o grande sucesso de sua carreira é a construção da franquia Harry Potter. Ao todo, a escritora escreveu sete livros da saga original, todos sendo adaptados para o cinema. Entretanto, ultimamente a escritora tem aparecido mais na mídia por conta suas polêmicas nas redes sociais e constante embates com grupos LGBTQIA+.

J. K. Rowling, polêmica autora dos livros de Harry Potter

Neil Hall/Reuters

J. K. Rowling foi criticada por algumas declarações consideradas ofensivas para a comunidade LGBTQIA+. Tudo começou com a autora questionando um artigo "pessoas que menstruam", que contemplava homens trans. Ela fez comentários polêmicos no Twitter sobre transgêneros e afirmou que as pessoas não devem ser obrigadas a aceitar a mudança de gênero como um fato. "[...] Não é ódio dizer a verdade", escreveu a autora nas redes sociais.

Isso causou uma onda de reações negativas na mídia social e entre os fãs, que a acusam de promover a homofobia e a transfobia. A autora se defendeu dessas acusações, mas muitos continuam a questionar sua postura em relação à comunidade LGBTQIA+. Vários grupos de defesa dos direitos desse grupo lançaram campanhas de boicote às obras da autora e tudo que remeta ao universo de Harry Potter.

Por outro lado, a WB Games declarou em nota oficial no site da publisher que a autora não tem relação com o jogo e não participou do processo de construção de Hogwarts Legacy. A Avalanche Software e a Portkey Games, selo da WB Games, também fizeram questão de se desvincular da imagem polêmica de J. K. Rowling. Além disso, há um indicativo de que o jogo conta com uma personagem trans, mas a desenvolvedora ainda não confirmou.

Sirona Ryan pode ser primeira personagem trans de Hogwars Legacy

Reprodução

Grupos de defesa dos direitos LGBTQIA+ argumentam que mesmo que a J. K. Rowling não tenha vínculo com o jogo, a promoção do universo bruxo de Harry Potter acarreta, mesmo que indiretamente, em aumento nas vendas de itens produzidos pela autora. Logo, indiretamente a escritora pode ainda estar lucrando com os lançamentos do mundo bruxo. Por essa razão, a campanha de boicote ao jogo ainda continua e se intensificará com o lançamento de Hogwarts Legacy.

Lançamento muito aguardado entre os fãs

O jogo foi anunciado pela Warner Bros em setembro de 2020 durante um evento do Playstation 5, mas as movimentações para a criação de Hogwarts Legacy já havia começado um pouco antes. Em 2017, a WB Games comprou a Avalanche Software e criou um segmento no mesmo setor focado exclusivamente em explorar o mundo bruxo de Harry Potter nos jogos, chamado de Portkey Games.

O primeiro lançamento desse projeto foi o jogo Harry Potter: Hogwarts Mystery, lançado exclusivamente para iOS e Android, em abril de 2018. Alguns outros títulos dessa mesma saga foram lançados e o último chegou aos celulares em setembro de 2021. Ao todo foram três novos jogos, mas todos voltados às plataformas mobile.

Hogwarts Mystery foi o primeiro lançamento da Portkey Games, selo da WB Games

Divulgação/WB Games

Desde o anúncio do Hogwarts Legacy, ainda em 2020, a comunidade gamer e os fãs da franquia já aguardam ansiosamente pela oportunidade de revisitar o mundo bruxo novamente. O primeiro jogo relacionado ao universo de Harry Potter foi lançado ainda em 2001 e desenvolvido pela Eletronic Arts para a primeira geração do Playstation. A empresa desenvolveu um jogo para cada livro, mas não obteve o sucesso esperado.

Hogwarts Legacy, por outro lado, tem recebido muita atenção dos fãs da história do pequeno bruxo chamado Harry Potter. O jogo foi adiado por duas vezes, mas agora tem data de lançamento fixa e o hype para explorar o universo da escola de magia de Hogwarts só aumenta entre o público. Hogwarts Legacy chega para PS5, Xbox Series X/S e Windows no dia 10 de fevereiro de 2023. Já para PS4 e Xbox One, o jogo chega somente no dia 4 de abril de 2023. Usuários de Nintendo Switch terão que esperar até 25 de julho para jogarem a obra.

Versão de colecionador vem com itens dentro e fora do jogo

Divulgação

Entretanto, usuários que compraram a Hogwarts Legacy Deluxe puderem ter acesso antecipado ao mundo bruxo. Além da oportunidade de acessar antecipadamente, os jogadores que compraram a versão completa ganharam itens exclusivos dentro do jogo. Entre eles: testrálio de montaria, arena de batalha das artes das trevas, conjunto de cosméticos das artes das trevas e chapéu das artes das trevas. Ademais, para o usuário que deseja adquirir itens exclusivos, há também a versão de colecionador, com itens dentro e fora do jogo.

História ambientada no mundo bruxo de Harry Potter

Todo mundo já deve ter ouvido falar sobre a história do pequeno bruxo órfão que precisava cumprir uma profecia e livrar o mundo bruxo do terror trazido por Voldemort. Harry Potter foi um fenômeno de vendas no mercado editorial e conseguiu números ainda mais extraordinários no audiovisual quando adaptado ao cinema. A franquia segue ainda hoje com uma legião de fãs que consomem vorazmente tudo que envolve o universo bruxo de Harry Potter.

A história de Hogwarts já foi apresentada em diferentes momentos, seja ela na franquia Animais Fantásticos ou na época de Harry, Hermione e Rony. Entretanto, ainda há muito a explorar sobre os mistérios que circundam Hogwarts. Como o próprio nome já diz, Hogwarts Legacy explora o passado da tradicional escola de magia antes da chegada de Newt Scamander e muito antes do nascimento do amado bruxo Harry Potter.

História de Hogwarts Legacy se passa no século XIX

Divulgação/WB Games

Hogwarts Legacy está concentrado no século XIX, mais precisamente na última década do século. A história acompanha um aluno novo que inicia seus estudos no quinto ano da escola de magia. O personagem principal possui um segredo que pode colocar a escola e todo o mundo bruxo em risco. Sabendo dessa informação, os jogadores terão alguns objetivos para cumprir com a finalidade de aprimorar e tornar o seu personagem mais forte para os diferentes desafios.

Apesar de distante do período explorado previamente na franquia Harry Potter, o jogador poderá interagir com personagens emblemáticos da saga, como Nick Quase-Sem-Cabeça, Mulher Gorda e Peeves, sendo esse último presente somente nos livros.

Mecânica aprimorada de ação

Muito elogiado por conta de seus embates com a varinha e a construção dos duelos envolvendo os bruxos da escola de magia, Hogwarts Legacy permitirá aos jogadores muita ação de batalha, voar com animais e até mesmo criar alguns itens relacionados ao mundo bruxo. Dentre os itens, o personagem poderá fazer novas roupas e poções que podem auxiliar nas diferentes missões.

Momentos de ação no mundo aberto de Hogwarts Legacy ganharam destaque

Reprodução

Hogwarts Legacy utiliza e tecnologia Unreal Engine 4, um motor de jogo que funciona muito bem para jogos de mundo aberto, como é a proposta do novo lançamento do universo de Harry Potter. Essa tecnologia auxilia na criação de gráficos pesados e permite que desenvolvedores possam entregar excelentes resultados em sua obra. A tecnologia, inclusive, foi fundamental para que Hogwarts Legacy conseguisse desenvolver bem as ações do personagem, o que foi elogiado pela crítica.

O jogo é construído em mundo aberto, mas não é multiplayer, ou seja, os jogadores não podem jogar online com outros usuários. Uma vez que não investiram em um mundo online, a desenvolvedora focou em construir um universo grande e muito bem trabalhado para Hogwarts Legacy. Isso permite que o jogo não seja tão simples de ser resolvido e que seja bem avaliado pelos usuários que investirem um bom dinheiro na obra.

Além de andar com cavalos alados, Hogwarts Legacy permite voos com a vassoura

Reprodução

Os usuários que comprarem a versão Deluxe do jogo poderão ter acesso à Arena de Batalha para as Artes Sombrias, um espaço que permite aos jogadores lutar usando as maldições imperdoáveis, como Cruciatus, Avada Kedavra e Imperius. Além disso, a versão Deluxe também dá um testrálio de montaria, que é uma raça de cavalos alados do universo de Harry Potter. A montaria permitirá ao usuário explorar Hogwarts através do voo.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90