Presidente do México não parabenizará Biden antes dos resultados oficiais

Por Redação em 09/11/2020 às 17:16:30

Nesta segunda-feira (9), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que, apesar de não ter nenhum problema com Joe Biden, aguardará a confirmação oficial do resultado das eleições antes de parabenizar o novo presidente norte-americano. "Queremos agir com prudência. Esperemos que as autoridades resolvam o assunto e então faremos uma declaração e reconheceremos o que foi decidido pelos órgãos competentes dos Estados Unidos", explicou.

Obrador ressaltou que essa postura não causará nenhum problema entre os governos mexicano e norte-americano. "Sempre tentaremos ter um bom relacionamento com o governo dos Estados Unidos, mas não vamos nos envolver. Isto, de nos pronunciarmos, seria como se fôssemos juízes eleitorais. Nossa Constituição estabelece que devemos ser respeitosos e não intervir até que os americanos resolvam seus assuntos", reiterou o presidente.

Leia também

Trump impede o início da transição de poder para Biden nos Estados Unidos

Após discordâncias, Donald Trump demite Secretário de Defesa dos EUA

Biden fala da politização do uso de máscara em discurso sobre Covid-19

Além do presidente do México, os chefes de governo do Brasil, Jair Bolsonaro, da Rússia, Vladmir Putin, da China, Xi Jinping, e da Coréia do Norte, Kim Jong-Un, também não se pronunciaram ainda sobre a vitória de Joe Biden, projetada pela imprensa como é de costume no país. Outras nações, conhecidas por terem relações complicadas com os Estados Unidos, já reconheceram o democrata como presidente, como foi o caso da Arábia Saudita, de Cuba e do Irã.

*Com informações da EFE

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90